Quem precisa fazer prova de título?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A prova também é essencial para quem optou por fazer uma pós-graduação lato sensu após a graduação. Diferentemente da residência, que possui a parte prática em hospitais e emergências, a pós é voltada para a teoria. Com isso, quem a concluiu precisa comprovar a vivência na área pelos testes propostos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece o médico como especialista a partir da aprovação nesse exame, sendo que cada sociedade de especialidade médica tem sua prova reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Dessa forma, sim, é possível fazer a prova de título sem ter feito residência médica.

O que é a prova de títulos? A prova de títulos é a análise e atribuição de pontuação extra de acordo com alguns critérios estabelecidos pela instituição que pretende contratar funcionários por meio de concurso. Ela está se tornando cada vez mais comum, especialmente quando se fala de cargos de nível médio e superior.

A prova de títulos para aprovação em concurso publico prevê que sejam avaliados títulos como cursos livres, MBA, pós, mestrado e doutorado, trabalhos científicos, publicações, cursos de especialização ou de experiência profissional.

A Prova de Títulos é uma etapa de avaliação em concursos públicos de caráter apenas classificatório, capaz de ceder pontos adicionais aos candidatos que apresentem algum tipo de especialização ou aprimoramento acadêmico e profissional.

A prova de títulos em concursos públicos é simples: trata-se da apresentação, e posterior avaliação pela banca examinadora, de diplomas e títulos de graduação e certificados de especializações e cursos, além dos demais documentos que comprovem a bagagem curricular e experiências profissionais anteriores.

A reprovação na residência não é o fim do mundo e nem o fim da sua chance de se tornar um especialista. É o momento de avaliar outros caminhos profissionais ou traçar novas estratégias para tentar novamente ingressar na residência.

Como é a preparação para a prova de título?

  1. Escolha a área de atuação. A primeira coisa a fazer, obviamente, é escolher a área de atuação. ...
  2. Conheça a fundo o edital. ...
  3. Defina uma rotina de estudos. ...
  4. Invista em cursos preparatórios.

Após a especialização, o médico conquista seu título de especialista e pode atuar no mundo acadêmico, porém, para atuar em hospitais, dar aulas em graduações ou participar de pesquisas e desenvolvimento na área em que se especializou, ele deve realizar uma prova de título de especialista.

Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

Como enviar prova de títulos em concursos?

  1. Apresentação dos documentos no dia da prova objetiva, especificamente para o fiscal da sala;
  2. Apresentação no dia da posse do cargo;
  3. Envio das cópias pelos correios. Nesse caso, deve-se ficar atento à forma da remessa.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada.

Concursos de nível médio/técnico:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Informática;
  • Tecnologia.

De acordo com a Resolução nº 2/2005, também não é permitido concluir mais de duas residências diferentes, se uma não for pré-requisito para a outra. Então, na prática, é possível fazer duas residências distintas, em qualquer instituição ou estado.