Quem possui um maior poder de resolução na microscopia óptica ou eletrônica?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Como o comprimento de onda de um elétron pode ser até 100.000 vezes menor que o dos fótons de luz visível, os microscópios eletrônicos têm um poder de resolução maior do que os microscópios ópticos e podem revelar a estrutura de objetos menores.

Poder de resolução
O limite de resolução do olho humano é em torno de 0,2 mm. O melhor microscópio óptico possui limite de resolução de 0,2 mm.

Este microscópio trabalha com aumentos que variam de 50 a 1000x no modo Low Mag, e no modo Zoom, de 200 a 200.000x (HC), e 4.000 a 600.000x (HR).

Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET): Neste microscópio o feixe de elétrons atravessa a célula e forma a imagem em uma tela fluorescente, dando detalhes de moléculas, organelas e estruturas intracelulares, tendo capacidade de produzir imagens de alta resolução e ampliação (até 300 mil vezes).

A maioria dos microscópios ópticos permite uma ampliação de 40x até 1000x.

Enquanto o microscópio óptico pode aumentar a visualização em até 1500 vezes, existem modelos eletrônicos com capacidade de aumento de mais de 500 mil vezes. As células são estruturas muito pequenas que possuem, em geral, entre 0,1mm e 0,01mm. Portanto, a maioria é invisível a olho nu.

Poder de resolução é a capacidade de uma lente em formar detalhes mínimos. Já o limite de resolução é a menor distância entre dois pontos distintos do objeto que poderão ser individualizados na imagem final. Poder de resolução é a capacidade de uma lente em formar detalhes mínimos.

O limite de resolução determina a ampliação máxima útil do mi- croscópio e corresponde à menor distância entre dois pontos que ainda podem ser distinguidos separadamente.

O poder de aumento é apenas a capacidade de ampliação da imagem vista ao microscópio. Porém, uma imagem pode estar ampliada 1000 vezes e parecer embaçada. É aí que entra o poder de resolução das lentes do microscópio: a resolução se refere à precisão da imagem focalizada (mais nítida ou menos nítida).

O microscópio óptico é utilizado para a observação de células vivas ou mortas (preferencialmente após fixação e coloração) cujas medidas encontram-se abaixo de 0,1mm. Entre elas temos células dos organismos eucariotos, as bactérias, os ovos de vermes e muitas estruturas dos seres vivos.

Resposta: Para um estudo sobre a ultraestrutura de um organismo vivo, o microscópio mais adequado seria o microscópio eletrônico de transmissão, que utiliza elétrons em vez de luz para produzir uma imagem com alta resolução e ampliação, permitindo visualizar detalhes da estrutura interna das células.

Microscopia eletrônica
Como vantagem, o feixe eletrônico é gerado com comprimento de onda que é função da voltagem de aceleração dos elétrons, sendo possível obter feixes monocromáticos com comprimentos de onda muito menores que a luz visível, possibilitando melhor resolução dos equipamentos.

Limite de resolução: É a menor distância entre dois pontos para quais a objetiva fornece imagens nítidas. Então quanto maior for a abertura numérica, maior será o limite de resolução da objetiva.

A microscopia eletrônica permite a formação de uma imagem resultante da interação de um feixe de elétrons incidentes sobre o material a ser observado, dando origem a sinais os quais são captados por diferentes detectores, fornecendo informações características sobre a amostra.