Quem possui contrato social?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

o Contrato Social é indicado para pessoas jurídicas que têm mais de um dono. Os sócios precisam estabelecer formalmente relações, direitos e deveres. E são necessárias várias cláusulas para firmar isso tudo; já o Requerimento do Empresário Individual é indicado para pessoas que vão empreender sozinhas.

Como já foi destacado, o Contrato Social – documento necessário para o registro das sociedades de uma forma geral – é algo essencial à criação da empresa. Por isso, somente a modalidade de empreendedores individuais, como MEIs, pertencentes ao Simples Nacional, não precisam deste documento.

Todas as empresas brasileiras devem ter um contrato social. Esse documento é a carteira de identidade da empresa, que conta com informações como nome dos sócios, qual a participação na sociedade, seus papéis e cargos.

A consulta do contrato social poderá ser feita na Junta Comercial do seu estado. Você poderá também fazer o requerimento de uma segunda via no site da Junta, e o custo deste serviço varia dependendo do seu estado.

Não, o MEI não tem contrato social. O documento comprobatório do registro como MEI é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, que substitui o requerimento de empresário ou contrato social para todos os fins.

Em nosso país, todas as empresas com fins lucrativos e não anônimas precisam ter um contrato social para operar, registrar em órgãos públicos, participar de licitações e abrir uma conta bancária.

Quando o empreendedor abre uma empresa individual, onde não há sócios o contrato social é substituído pelo requerimento do empresário individual. Entretanto, o documento tem o mesmo valor, porém recebe outro nome. Ele também é registrado na junta comercial.

O processo para obter a 2ª via do Contrato Social é basicamente o mesmo para os demais estados, basta acessar o site da Junta Comercial de cadastro da empresa e solicitar a emissão do documento.

Se não há contrato social, qual o documento oficial do MEI? Para o MEI, existe o CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, comprovatório do registro e substitui o Requerimento de Empresário para todos os fins.

Com os documentos e contrato social em mãos, basta realizar o pedido de registro em Junta Comercial ou Cartório e aguardar o processamento para a obtenção do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Ele é emitido pelo Governo Federal e funciona como um Contrato Social da empresa. A principal diferença entre o cartão CNPJ e o Certificado MEI é que no segundo, além das informações sobre a pessoa jurídica, ele também tem os dados do empreendedor.

O MEI não tem contrato social e não pode ter sócio. O MEI é um Empresário Individual, que exerce atividade econômica em nome próprio.

O Contrato Social é um documento obrigatório para quem pretende abrir uma empresa com sócios, na prática, ele funciona como uma espécie de certidão de nascimento das empresas. Neste documento, aspectos importantes sobre a futura empresa serão formalizados e registrados, na Junta Comercial.

MEI é o empresário individual (que não tem sócio), com faturamento anual de até R$ 81 mil, optante pelo Simples Nacional desde sua abertura.

Como posso consultar o contrato social pelo CNPJ? Como esse documento deve ser registrado no estado ao qual o estabelecimento pertence, para consultar o contrato social pelo CNPJ é preciso verificar na Junta Comercial responsável pela unidade federativa respectiva.

Como consultar os sócios pelo CNPJ? Fazer a consulta de sócios pelo CNPJ é simples. Basta que você acesse o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), criado pela própria Receita Federal. Ele reúne vários dados cadastrais de todas as pessoas jurídicas de interesse dos Estados e da União.

Uma das formas mais conhecidas para consultar a ficha CNPJ se dá por meio do site da Receita Federal. No site da RFB, qualquer interessado pode consultar gratuitamente a ficha CNPJ de uma empresa ou outro tipo de pessoa jurídica, bastando para isso, que tenha em mãos, o CNPJ da mesma.