Quem posso chamar de excelência?

Perguntado por: rmorgado . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pronomes e formas de tratamento

DestinatárioTratamento
Reitora ou reitor de universidade e embaixadora ou embaixadorVossa Excelência
Presidenta ou presidente e diretora ou diretor de empresaVossa Senhoria
Procuradora ou procurador e defensora pública ou defensor públicoVossa Senhoria

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria). Exemplo: “Vossa Excelência poderia assinar um documento?”.

Quando algo ou alguém gozam da qualificação de excelência é porque os mesmos dispõem de uma qualidade superior que os fará dignos de uma alta estimativa e apreço por parte do resto das pessoas.

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 11 de abril, o decreto proíbe que funcionários, servidores, autoridades públicas civis e militares e demais integrantes do Executivo Federal usem formas de tratamento como “vossa excelência”, “vossa senhoria” e “doutor” em comunicados, atos e cerimônias públicas.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

O tratamento “Excelência” deve ser usado aos advogados por disposição legal. Para advogados usa-se “Vossa Senhoria” ou “Vossa Excelência”?

Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição.

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Sacerdotes em geral e pastores: Vossa Reverendíssima (V. Rev.ma) – Vocativo: Reverendo Padre/Pastor.

Excelência é trabalhar com o máximo de atenção naquilo que você está trabalhando. Fazer “o mais bem-feito possível” aquela atividade rotineira.

1 eminentemente, extremadamente, acima de tudo, abalizadamente, com distinção, em alto grau.

Ser excelente é melhor do que ser perfeito. Buscar a excelência é ser admirável, é exceder as expectativas, é aquele que se sobressai.

O valor da excelência é fazer algo de acordo com a nossa melhor capacidade, e não para atingir um padrão específico. Como podemos saber o que é excelência? As nossas ações são “para a glória de Deus”, e não para a nossa fama e reputação ou a dos outros.