Quem põe a mão no arado não pode olhar para trás estudo?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Pôr a mão no arado, sem olhar para trás, é questão de coerência, perseverança e fidelidade. Vimos muitos que gostariam de seguir o Mestre, mas, envolvidos pela tentação de “olhar para trás”, têm a atitude de um daqueles primeiros servos chamados pelo próprio Jesus para segui-Lo. O Senhor lhes disse: “Segue-me”.

Jesus usa essa pequena parábola para ilustrar o caminho do discipulado. Ser seu discípulo é tornar-se alguém tão concentrado em sua missão quanto o agricultor que ara sua terra. Não é possível olhar para trás, ter outras preocupações ou distrações.

Quando Jesus nos chama a firmeza na decisão de segui-lo ele está nos fazendo um favor. Cada desvio no caminho, e há tantos, nos leva mais distante do nosso verdadeiro alvo – o Reino de Deus.

Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Um chamado de Deus
A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

Ser fiel a Deus é tratar e honrar com amor os seus familiares, mesmo que muitos deles, não estejam preparados para entender seu jeito de agir. Achando que você quer aparecer. A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência.

Os arados podem ser de discos ou de aivecas. Ambos podem ser fixos ou reversíveis. Os reversíveis podem movimentar o solo para a direita ou esquerda. Basta que o operador, ao manobrar o trator, coloque o implemento no sentido inverso.

5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se aunirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne? 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Quando as pessoas brigam e discutem, tornam-se incapazes de escutar o outro. Segundo, no silêncio, Jesus se refugia nas crianças, porque ninguém dá atenção para elas. A criança é um ser que vamos imaginar que nunca sabe nada, mas, na simplicidade e na minoridade delas, está a verdadeira sabedoria.

O evangelho de Lucas pode aprofundar seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajudá-lo a apreciar mais plenamente Seu amor e Sua compaixão por toda a humanidade, conforme manifestado durante Seu ministério mortal e por meio de Sua Expiação infinita.

Pensamento: A graça é dada para nós como um presente. Não pode ser merecido. Mas uma salvação que não nos motive a deixar de lado nossos hábitos auto destrutivos e rebeldes é falsa.

Outra coisa interessante é o detalhe do texto de Lucas 9:23 que traz a expressão “tome cada dia a sua cruz”. Aqui temos claramente a implicação de que a cruz pessoal, não pode ser repartida ou dividida, ela é sua e não do próximo, e carregá-la deve ser uma tarefa diária.

Essa frase do Evangelho nos convida a uma verdadeira revolução em nossas vidas: toda vez que somos confrontados com uma possível ofensa, em vez de seguir o caminho da rejeição, do julgamento inapelável e da vingança, podemos escolher o caminho do perdão, da misericórdia.

O Evangelho de hoje nos mostra com clareza qual é o pensamento que Jesus tem a respeito da nossa oração, e não somente no que se relaciona ao nosso vínculo com os outros, mas especialmente diante de Deus, que nos conhece mais do que nós mesmos.

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Significado de louvável: Digno de louvor; que merece respeito.

Isaías 54:17 ARC
Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda a língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás: esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.