Quem podia votar no Brasil em 1930?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

De acordo com a Constituição de 1891 que vigorou durante toda a República Velha (1889-1930), o direito ao voto foi determinado a todos os homens com mais de 21 anos que não fossem analfabetos, religiosos e militares.

Júlio Prestes foi o único político eleito presidente da República do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse. Foi o décimo terceiro presidente eleito do estado de São Paulo (1927–1930), e, foi sucedido por seu vice Heitor Penteado devido à candidatura de Prestes à presidência da República.

A organização política na República Velha (1889-1930)
A Constituição de 1891 também declarou que todas as eleições presidenciais seriam realizadas em 1º de março. A eleição para presidente e vice eram realizadas individualmente, e o mesmo poderia se candidatar para presidente e vice.

Em janeiro de 1930, o presidente da República, Washington Luís, de São Paulo, lança o também paulista Júlio Prestes para a sua sucessão.

Introdução. Esta revolução teve início no dia 03 de outubro de 1930, levou Getúlio Vargas ao poder e deu início à chamada Era Vargas. O movimento foi liderado por representantes dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, que tinham como objetivo pôr fim à República Oligárquica no Brasil.

No Brasil, o voto direto para todos os cargos eletivos foi introduzido com a chamada Lei Saraiva, em 1881.

O Golpe de 1964 proibiu o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Assim, o voto direto era possível apenas deputados federais, estaduais e vereadores.

O direito ao voto foi permitido a todos os brasileiros com mais de dezoito anos de ambos os sexos, mas os analfabetos eram proibidos de votar. Foi determinado, também, que a eleição para presidente e vice-presidente ocorreriam de forma separada.

Essas negociações se deram com grande dificuldade devido a desconfianças recíprocas, pois na Aliança estavam alguns dos principais adversários dos tenentes, sobretudo Artur Bernardes, Epitácio Pessoa e João Pessoa.

a hora do Brasil

2 resposta(s) O programa de Getúlio Vargas que era transmitido nas rádios brasileira era a hora do Brasil. Diante do resultado, Getúlio Vargas não aceitou e marchou para a cidade do Rio de Janeiro rumo à tomada do poder que iniciou a Revolução de 1930 que teve como desfecho a criação de uma Junta Militar.

Até 1930 a política no Brasil era conduzida pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, por meio de eleições fraudulentas e que mantinham o país sob um regime econômico agroexportador. As elites paulista e mineira alternavam a presidência da República elegendo candidatos que defendiam seus interesses.

A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país). Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder.

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

A Revolução de 1930 iniciou-se após a Aliança Liberal, adversária da oligarquia paulista, iniciar uma revolta armada que causou a deposição de Washington Luís da presidência. A Revolução de 1930 foi uma revolta armada organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente.