Quem podia participar dos Jogos Olímpicos?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Além de ser homem para participar dos jogos, também tinha que ser considerado grego, ou pan-helênicos. Na época, os “bárbaros” (não-gregos) não podiam participar. Após invadirem a Grécia os romanos abandonaram o título de “bárbaros” e exigiram os status de gregos para que pudessem participar dos jogos.

Só podiam participar das competições homens livres nascidos nas cidades-estado gregas, enquanto mulheres, escravos e estrangeiros, chamados de “bárbaros” na mitologia gregra eram proibidos de competir.

Nos Jogos Olímpicos só participavam homens livres, que falassem a língua grega e que fossem cidadãos. Os atletas vinham de várias cidades-estado e de colónias gregas. As mulheres não podiam participar, no entanto, tinham uma competição própria, designada Heraea em homenagem a Hera (deusa dos céus e das mulheres).

Mas foi o imperador romano, Teodósio, em 393 d. C., que proibiu os jogos olímpicos por considerá-los pagãos. Na verdade ele era um prepotente e fanático religioso. Por intermédio do Édito de Tessalônica, declarou o cristianismo como religião oficial do império e nomeou-se chefe da religião constituída.

A promoção da paz, a integração e a união entre os países compõem o objetivo principal dos Jogos Olímpicos. De acordo com o Estatuto Olímpico, a intenção é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade por meio da prática esportiva.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..

Deuses e homens
Não era somente essa busca divina que fazia os gregos dedicar especial atenção ao corpo. Para a Grécia, ter bons atletas entre os cidadãos significava contar com soldados fortes e resistentes, preparados fisicamente para combater os exércitos das cidades-estado vizinhas.

Na antiguidade somente os homens livres, que falavam a língua grega, podiam participar dos Jogos Olímpicos. Os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-Estado.

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Já nos tempos da Era Moderna, Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), é considerado o fundador dos Jogos Olímpico e também criador da bandeira olímpica, em 1913. Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países.

As disputas duraram de 776 a.C. até 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio I se converteu ao cristianismo e proibiu qualquer tipo de adoração a deuses, terminando assim com as Olimpíadas, feitas em homenagem a Zeus e, por isso, consideradas uma manifestação dos rituais pagãos.

Além dos Anéis Olímpicos, as Olimpíadas possuem outros símbolos famosos: a tocha, o lema, as medalhas e os mascotes. Tocha: a tocha olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica.

Participe de competições
Tenha em mente, também, que para garantir uma vaga nas Olimpíadas, é preciso ter vencido torneios internacionais e ser membro de uma associação esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os atletas são selecionados por seus respectivos CONs, que são responsáveis por apoiá-los e inscrevê-los nos Jogos. O COI envia cartas-convite a todos os CONs um ano antes da Cerimônia de Abertura e esses CONs enviam inscrições para os Jogos que são então aprovadas ou não pelo COI.

Olimpíadas ocorreram em Atenas, na Grécia, com a participação de 280 competidores oriundos de 13 países; apenas atletas homens puderam participar.

OS PRIMEIROS REGISTROS DO ESPORTE NO MUNDO
Já existiam pessoas que faziam ginástica na China há cerca de 4.000 a.C. No Egito, foram encontrados registros de praticantes de esgrima, de salto e de arremesso de dardos por volta de 1.450 a.C..