Quem poder ou quem puder?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As duas formas são corretas.

Poder é uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de fazer algo, de empreender algo. Com o passar do tempo, poder também passou a significar a capacidade de impor, de mandar e de submeter os outros à própria vontade.

As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar. Obs: o âmbito desta dúvida é referente ao verbo poder no entanto assinalamos também o vocábulo “pode” como forma verbal do verbo podar.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo.

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

O “puder” tem tudo a ver com o “poder”. Isso porque ele é a conjugação deste verbo, mas em uma pessoa (1ª ou 3ª do singular) e tempo diferente (futuro do subjuntivo). O futuro do subjuntivo se refere a ações que tem a possibilidade de acontecer no futuro – ou que deseja-se que aconteçam.

Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

Qual é o correto: quiser ou quizer? A grafia correta dessa palavra é com S: quiser. Na língua portuguesa, apenas os verbos que apresentam Z no infinitivo são conjugados também com Z, como é o caso dos verbos “dizer”, “fazer”, “trazer”, entre outros.

Significado de Poderes
substantivo masculino plural Ação de possuir alguma coisa; posse.

Três Poderes

  • Poder Executivo.
  • Poder Legislativo.
  • Poder Judiciário.

Significado de Pude
substantivo deverbal Ação de poder, de possuir a oportunidade de: não pude ir ao encontro. Ação de ter possibilidade para obter algo: eu pude realizar meus sonhos. Ação de ter autorização para: não pude fazer a prova. Ver também: pode.

Indicativo

  1. Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ...
  5. Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ...
  6. Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

As três construções são corretas.
Neste caso, dizer é o verbo principal e poder é um verbo auxiliar modal, indicando de forma mais específica o modo como ocorre a ação verbal, ou seja, com obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, esforço, finalização, entre outros.

O órgão do sentido responsável pela visão são os nossos olhos. Eles nos permitem enxergar o mundo à nossa volta. Com a visão podemos ver os objetos e perceber o tamanho deles, as cores, as formas.

Adquirir uma habilidade prática: 2 pratiquei, treinei, tentei, desenvolvi, ensaiei, exercitei, experimentei, manuseei, desempenhei, usei, trenei, versei.

2 trouxe, levei, portei, carreguei, acompanhei-me. Exemplo: Eu tive sempre linha e agulha na bolsa quando era costureira. Contive ou fui composto por: 3 contive, abrangi, compreendi, apresentei, compus-me, constituí-me, comportei, encerrei, constei.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.