Quem pode viver no Vaticano?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Parte do território vaticano é acessível a todos sem que seja necessária alguma permissão especial, como é o caso da Praça e da Basílica de São Pedro, esta recebeu mais de 4 milhões de visitantes em 2010; dos Museus Vaticanos, 4 milhões e meio de pessoas no mesmo ano; e das audiências e cerimônias pontifícias que ...

Quem nasce no Vaticano é? Quem nasce no estado do Vaticano é, na verdade, italiano, pois não se trata de um país, mas sim de uma cidade-estado soberana com governo próprio. No entanto, a cidadania só pode ser concedida às pessoas que possuem residência fixa no local.

800 pessoas

A estimativa populacional do Vaticano é de cerca de 800 pessoas, das quais aproximadamente 450 possuem a cidadania do Vaticano, enquanto as demais são autorizadas a residir temporariamente ou mesmo permanentemente, mas sem o direito de cidadania.

A cidadania do Vaticano só é concedida por um período determinado. A cidadania do Vaticano é emitida pela Secretaria de Estado. O passaporte nº1 (foto: cédula de identidade do Papa e o passaporte argentino) é tradicionalmente emitido para o atual Papa, o qual não deve ter outra cidadania que não seja a da Santa Sé.

Nenhuma cidadania permanente na Cidade do Vaticano
Como resultado, ninguém pode ser um cidadão do Vaticano por nascimento. A cidadania é concedida com base em uma nomeação para trabalhar em uma certa capacidade a serviço da Santa Sé.

Não é permitido entrar no Vaticano (assim como em qualquer Igreja Italiana) vestindo bermudas, shorts, saias curtas, blusas decotadas ou qualquer vestimenta que deixe os ombros e os joelhos de fora. Essa regra é válida tanto para homens como para mulheres.

Você deve estar com vestimenta apropriada para entrar nos Museus do Vaticano, na Capela Sistina, na Basílica de São Pedro e nos Jardins do Vaticano. Os visitantes não estão autorizados a usar roupas sem mangas e decotadas, shorts que terminam acima do joelho, minissaias e chapéus.

Basílica São Pedro
Uma das mais espetaculares igrejas do mundo, a Basílica de São Pedro, no Vaticano está aberta ao público gratuitamente. A visita pode exigir um pouco de tempo em uma fila, é verdade, mas a espera compensa!

O funeral vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 19, na Abadia de Westminster. O motivo da ausência do pontífice não foi anunciado. O secretário de Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Gallagher, foi convocado para representar o papa Francisco na cerimônia.

Bento XVI

Desta forma, ele renunciou ao posto de líder da Igreja Católica com antecedência suficiente para permitir que seu sucessor, o papa Francisco, cumprisse a visita ao Brasil. Bento XVI, que surpreendeu o mundo com sua renúncia, morreu no mosteiro dos jardins do Vaticano, onde passou os anos de sua aposentadoria.

Muitas foram presentes de chefes de Estado. Três feitas de ouro são exibidas em museus do Vaticano. A maior leva 9 kg do material, o que a faria custar R$ 900 mil. E sem contar as pedras preciosas!

italiano

O italiano, a língua no Vaticano, vai se tornar a língua oficial no sínodo, disse ele. Em sínodos passados, o latim era a língua oficial de documentos para as reuniões e alguns dos participantes escolhiam falar em latim.

Os moradores do Vaticano são clérigos ou funcionários da Igreja Católica e atuam tanto na Cidade do Vaticano quanto nos edifícios da Igreja presentes em Roma. A economia do Vaticano é baseada na atividade turística, em doações e investimentos.

Seu cargo é vitalício. Possui autoridade para governar a doutrina e a fé católica. Seus entendimentos sobre a doutrina são considerados infalíveis pelo princípio da infabilidade. O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente.

1 200 euros

A Guarda Suíça hoje
Os guardas assinam um contrato de dois anos e obtêm um soldo mensal de 1 200 euros. São celibatários (exceto os oficiais, sargentos e cabos) e é-lhes formalmente interdito dormir fora do Vaticano. O seu alojamento é a caserna da guarda.