Quem pode usar túnica?

Perguntado por: lvargas9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.

1. [ Vestuário ] Peça de roupa inteiriça e, geralmente, folgada, de comprimento variável, que cobre o tronco e parte das pernas. 2. [ Vestuário ] Peça de roupa que os povos da Antiguidade Clássica traziam sob o manto ou capa.

Como diferenciar? A túnica possui gola fechada e na frente duas pregas, já a alva pussui gola aberta, geralmente de formato quadrado e possui quatro ou mais pregas na frente. A túnica ou a alva, podem ser ornadas com bordados e símbolos sagrados, nas barra inferior ou nos punhos.

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.

Por causa da Bíblia (por exemplo, Marcos 6:56), você consegue descobrir que ele usava um manto — um xale longo (em inglês, himation, palavra de origem grega) — que tinha borlas, descritas como “bordas”; é nitidamente uma versão mais antiga do talit judeu.

Qual a idade para ser acólito
Podem ser acólitos, meninos e meninas de 10 a 14, que tenham feito a 1ª Eucaristia. Devem fazer o curso de formação de acólitos da paróquia, com duração de 4 meses e são admitidos ao ministério.

Todos os ministros que vestem alva, podem vestir o amicto. O seu uso é obrigatório sempre que a alva ou túnica não cubra totalmente a roupa que se usa por debaixo na zona do pescoço.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

Gênesis 36–37 José e a Túnica de Várias Cores.

Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

A fascia preta é utilizada por padres, diáconos e seminaristas, enquanto a fascia de cor roxa é destinada aos bispos, protonotários, prelados e ao Capelão de Sua Santidade. A fascia de cor escarlate é usada pelos cardeais e a de cor branca é de uso exclusivo do Papa.

Gente, a túnica feminina é uma roupa mais folgada, parecida com um vestido e com uma blusa mais longa. É um arraso pra muitas ocasiões, viu? Dá pra fazer combinações pra um estilo mais casual, mas também fica um luxo pra uma noite de balada.

Em 1, observa-se a túnica íntima; em 2, a túnica média; em 3, a túnica adventícia.

Assim como muitos outros trajes típicos dos muçulmanos, a túnica tem sua origem nas tribos de beduínos que habitavam o Oriente Médio no século VI.

Para o discípulo de Jesus só há uma coisa que vale a pena brigar para alcançar – a alma humana. Para isso, o discípulo está disposto a fazer de tudo ou deixar de fazer de tudo, se seu esforço valerá uma alma. Há situações em que temos que escolher entre justiça para nós ou a graça de Deus para um outro.

No sentido mais simples, a túnica colorida de José simbolizava favor. Era uma vestimenta dada a José por seu pai Jacó.

Para termos uma veste santa não precisamos estar fora do mundo, “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17:15) mas entendermos que o mundo e suas bandejas são de prata mas a consequência de cada ato será me pedida quando Cristo voltar para buscar sua igreja.

A vestimenta é composta por mais de 20 fragmentos de tecido marrom. Em um restauro anterior, eles haviam sido costurados em um suporte de cetim claro que estava muito deteriorado.

Aquela túnica não apenas significava que José era o filho predileto de Jacó, mas também que seu pai pretendia colocá-lo como seu principal herdeiro e líder de seu clã. A túnica de José o distinguia de seus irmãos e era um testemunho de sua proeminência entre os filhos de Israel.

O coroinha é o menino ou menina que, nas Igrejas, ajuda no serviço litúrgico da Missa. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.