Quem pode usar reboque?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Habilitação. Motoristas com CNH categoria B podem dirigir veículos com reboque, desde que não excedam 3.500 Kg. Acima desse limite (até 6.000 Kg), o condutor precisa ter habilitação na categoria C.

Dispõe sobre o dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) utilizado em veículos com peso bruto total de até 3.500 kg e dá outras providências. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do art.

Toyota Corolla (até 2019)
Assim como o up!, as unidades do Corolla fabricadas até 2019 não têm permissão para rebocar, já que não foram homologadas para tal.

Uso do engate de reboque – regras e leis
São elas: – Utilizar engates apenas em veículos com peso total bruto de até 3.500 kg. – Os motoristas devem ter habilitação B. – A esfera maciça própria para o tracionamento do reboque deve estar em bom estado de conservação e ser adequada ao peso que irá suportar.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera o reboque como veículo. Dessa forma, precisa atender às mesmas regulamentações dos carros e ser registrado no Detran local. Mas isso deve ser feito 30 dias após a emissão da nota fiscal da carretinha. Para circular, ainda, deve ter placa e estar com a documentação em dia.

O motorista habilitado na categoria “B” (carro) pode usar a carretinha. Porém, o peso bruto total do carro e do reboque, juntos, não podem exceder 3.500 quilos. Acima disso, até o limite de 6.000 quilos, é exigido a categoria “C”.

O engate não é um acessório estético, pois pode aumentar danos em colisões e até acarretar multas.

A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg.

Por ser de fabricação caseira, o reboque deve possuir um projeto assinado por um engenheiro mecânico, como técnico responsável. Com esse documento em mãos, o proprietário deverá solicitar autorização para fabricação junto a qualquer Detran.

R$ 195,23

Qual é o valor da multa e pontuação? Como a infração do engate se encaixa na situação de portar acessórios ou equipamentos proibidos, a multa é de categoria grave, o que significa que o valor da penalidade é de R$ 195,23.

O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) informou que quando um motorista que está com uma carretinha engatada precisa estacionar, o correto é desengatar o reboque e coloacá-lo em uma outra vaga, já que o Código Brasileiro de Trânsito considera a carretinha como outro veículo.

pode sim desde que esteja bem arrumado e amarado para não cai e provocar acidentes . A resposta foi útil a você?

Por lei, quem possui uma carreta e reboque de qualquer tipo não paga o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nem o seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), portanto, único gasto com a carretinha é o licenciamento anual.

- Conforme as normas do Contral, apenas veículos com peso máximo de 3.500Kg podem ter engates aplicados. O acessório deve conter homologação do INMETRO, tomada para instalação elétrica, esfera maciça, não possuir superfícies cortantes e não podem conter dispositivos de iluminação.

Carros que podem (e não podem) puxar reboques
Dentre os carros de passeio certificados para o uso de reboque no mercado automotivo brasileiro estão o Jeep Compass, Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla (a partir de 2020), Renault Sandero e Hyundai HB20.

O Engate Reboque Enforth para Hyundai Creta é fabricado em chapa com pintura eletrostática e solda MIG, o que garante maior durabilidade e resistência à corrosão. Para suprir a necessidade de transportar uma grande quantidade de carga o engate é produzido de forma à suportar até 500Kg de tração.