Quem pode usar óculos de descanso?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Mesmo que os óculos para descanso não tenham graduação, podem ser recomendados para qualquer pessoa, mesmo sem problemas de visão. Fazer o uso preventivo garante um futuro mais agradável e livre de problemas de vista!

Pode usar óculos de descanso o dia todo? Os óculos de descanso podem ser usados o dia todo, porque não têm grau. Assim, eles não causam danos à visão, apenas protegem agentes externos. Faz mal usar óculos de descanso?

De forma geral, as lentes prontas demoram de uma hora até 3 dias para ficarem prontas. Por outro lado, as lentes surfaçadas sem tratamentos podem demorar de 1 a 5 dias.

Pessoas sem problemas de visão podem usar óculos de descanso. Se você não tem nenhum problema de visão, mas sofre com dores de cabeça e nos olhos, ou mesmo tem fotossensibilidade, também é um candidato ao uso dos óculos de descanso. Procure um oftalmologista e peça mais informações.

Os óculos de descanso tem como principal função aliviar sintomas de visão cansada para pessoas que não tem um problema ocular de fato. Esse tipo de lentes normalmente vem em grau mais baixo e pode ser utilizado inclusive por pessoas que não tem nenhuma dificuldade em enxergar de perto ou longe, por exemplo.

Também conhecida como presbiopia, a vista cansada acontece quando o processo de envelhecimento do olho afeta a visão. Esse problema aparece normalmente a partir dos 40 anos de idade. Isso ocorre devido à perda de elasticidade da lente do olho, o cristalino, que acaba reduzindo a capacidade do foco.

Mesmo sendo proibida a venda, sabemos que óculos de grau continuam sendo comercializados sem receita e que podem ser encontrados facilmente em farmácias, lojas de conveniência, camelôs e até mesmo em supermercados.

E o uso de óculos de sol torna-se ainda mais necessário para pessoas que possuem fotofobia, condição que se caracteriza pela sensibilidade ou intolerância à luz. Embora seja na maioria das vezes causada por fatores genéticos, a fotofobia pode ser amenizada com a utilização dos óculos recomendados.

As lentes blue filtram a luz azul violeta, emitida pelos aparelhos digitais, extremamente danosa aos olhos, a longo prazo, protegendo contra os raios UV que atingem o globo ocular, em ambiente externo ou interno.

Período de adaptação com óculos de grau novo
Também é muito normal ter a visão periférica afetada, juntamente com a dificuldade na percepção da profundidade. Independente do problema de visão, todo mundo passa pelo período de adaptação, o que muda é o tempo que cada pessoa leva para se adaptar.

2. Sensação de mal-estar. Você também pode sentir náuseas e tonturas leves. É normal, pois seu cérebro está se ajustando às novas lentes e visão.

Muitos fatores podem causar dores de cabeça, porém, se elas forem constantes e começarem no fim do dia, podem ser um sinal de que é necessário usar óculos. A dor, nesse caso, costuma aparecer na testa ou em volta dos olhos por conta do esforço com a visão durante o dia.

Se você começou a usar óculos recentemente e está sentindo dores de cabeça, não se preocupe, isso é comum. A adaptação às novas lentes pode levar alguns dias e a dor de cabeça pode ser uma das consequências.

A principal forma de corrigir a vista cansada é passar a usar óculos de grau ou lentes de contato multifocais.

Para aliviar o cansaço, fazer compressas de gelo pode ajudar a melhorar o aspecto físico. Agora, para quem quer saber como melhorar olheiras devido o inchaço ao redor dos olhos, compressa de chá de camomila é uma boa alternativa. Já a massagem facial pode rejuvenescer a área dos olhos.

O que fazer para descansar a vista?

  1. Faça pausas. Realizar uma pausa de 15 minutos a cada duas horas é importante para descansar a vista e hidratar os olhos. ...
  2. Pisque mais. ...
  3. Olhe para longe. ...
  4. Se hidrate. ...
  5. Ajuste os aparelhos. ...
  6. Dê espaço aos olhos. ...
  7. Use óculos, quando necessário. ...
  8. Vá ao oftalmologista regularmente.

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).