Quem pode usar o anel solitário?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.

Mas se você está solteira(o), não se preocupe, use sem medo anéis no dedo anelar!

Em qual mão usar o anel solitário? O anel solitário como anel de noivado é usado na mão direita, depois do casamento, ele pode ser usado como aparador de aliança de casamento na mão esquerda e como acessório, você pode usar o anel solitário em qualquer mão.

Se a pessoa foi presenteada com um anel solitário, ele deve ser utilizado no anelar da mão esquerda.

Esse tipo de anel faz parte de diversas tradições. O relato mais antigo a respeito da joia vem de um casamento datado do século XV, em que um arquiduque austríaco presenteou a amada Maria de Borgonha. A partir disso, o significado do anel solitário se firmou como uma representação do amor.

Afinal, o solitário deve ser posicionado antes ou depois da aliança de casamento? Responder como usar anel solitário com aliança é fácil. Caso o seu desejo seja utilizar ambas as joias no mesmo dedo, o indicado é sempre incluir primeiro a aliança de casamento e, posteriormente, o anel solitário.

A joia tem um valor sentimental, pois sempre que a pessoa que ganhar o anel olhar para ele, ela vai relembrar e reviver o momento do pedido de casamento. Se você quer uma lembrança marcante e emocional, aposte no anel solitário para o pedido.

Após o casamento, a esposa utiliza o anel solitário no dedo anelar da direita em vez da esquerda. Já a aliança deve ficar na mão esquerda, também no dedo anelar. Mas nada impede que as duas jóias sejam usadas no mesmo dedo, desde que o estilo das peças combinem entre si.

Usar em vários dedos
O que fica especialmente elegante é usar anéis nos polegares e indicadores, especialmente se misturar peças mais delicadas com peças mais grossas. Outra combinação bastante comum é usar um em cada dedo e, nesse caso, opte por itens mais finos e minimalistas e uma peça mais marcante.

Como usar o anel solitário? O anel solitário pode ser usado como o clássico anel de noivado. Nesse caso, geralmente a joia é feita em ouro branco ou amarelo. Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança e até mesmo fazer parte de uma composição com aliança e meia aliança.

Todo mundo já viu ou ouviu falar do anel de coco, o acessório carrega diversos significados, podendo ser utilizado como representação de amizade, matrimônio e símbolo da comunidade LGBTQIA+.

O costume de usar anéis nasceu entre os egípcios e os hindus, como um símbolo de relação entre um homem e uma mulher. Isso porque o círculo perfeito do anel é um sinal de que a união não tem fim.

Uma boa opção são os colares personalizados, essa joia pode ser incorporada no dia a dia e além de tudo são peças discretas, o casal pode optar por escrever o nome dos dois no pingente, ou cada um usar o nome do seu par.

Sendo símbolo da imortalidade, o ouro nas alianças de casamento são o símbolo da união mais elevada entre o um casal. Isso porque reflete a opção de um casal eternizar a união. As alianças são o símbolo maior de fidelidade e lealdade, conjugada com o dourado do amor, remete ao amor e companheirismo.

Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.

O anel solitário é como o próprio nome diz, pode ser usado sozinho ou como estamos propondo neste artigo, isto é, em companhia com a aliança de namoro para dar aquele charme todo especial! Assim como as alianças, há diferentes tipos de anéis solitários, entre eles: anel solitário prata, ouro e mais.

O anel solitário é um acessório. Este é usado no dedo anelar da mão esquerda. Ou seja, no mesmo dedo que o da aliança de namoro. Este acessório geralmente é mais fino que a aliança e acompanhado de uma pedra, é um acessório que quando colocado com a aliança busca chamar atenção.

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.