Quem pode usar guia de 7 fios?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A guia de 7 (sete) fios (com quatro firmas) só é feita quando o filho de santo se tornar Ialorixá ou Babalorixá. O brajá é um tipo de guia que é feito com búzios, formando como se fossem escamas. O brajá deve ser utilizado apenas por quem tem algum cargo dentro de uma casa espiritual, como o dirigente, Ogan, ou Ekedji.

deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades.

GUIAS DE TRABALHO E GUIAS DE PROTEÇÃO
Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

Nas rodas dianteiras, os cuidados devem ser ainda maiores porque, além dos problemas anteriores, o mau hábito de encostar a roda na guia poderá gerar problemas indesejados na suspensão, perda do alinhamento ou até mesmo causar folga no braço axial da direção.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Você pode abrir quantas guias quiser no Chrome.

Desde a fundação da Umbanda vários autores se propuseram a decifrar qual seriam as 7 linhas corretas ou quais delas representariam o conceito que valeria para todos, dentre eles Leal de Souza que afirmou que as Sete Linhas simbolizavam Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Iansã, Yemanjá e a Linha de Santo ou das Almas.

As Linhas da Umbanda, Sete Linhas de Umbanda, ou ainda Linhas de Orixá da Umbanda, são sete diferentes tipos de irradiação dos Orixás. Os Orixás representam forças da natureza e suas manifestações, agindo como intermediários entre a humanidade e o Ser Superior criador do universo (chamado Olódùmarè / Olorun / Olofi).

Por uma questão de conforto e segurança é melhor tirar sua guia para dormir. Deixe-a a seu lado e recoloque no dia seguinte. Fiquem com nosso saravá fraterno!

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Antes de começar a fazer sua guia de proteção, saiba qual o Orixá de seu signo e que cores deverá usar nas contas. Vale lembrar que estas são apenas indicações básicas de quais são os Orixás de cada signo observando-se aqueles que mais se destacam para cada um.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Não há o fenômeno de incorporação, na Umbanda, sem corpo. É pelo corpo que a entidade ancestral se manifesta e, assim, se comunica. O corpo do umbandista, durante as giras (cerimônias), ganha novas formas, multiplica-se em outros corpos possíveis.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

A Umbanda NÃO faz trabalho de “amarração” ou similares; A Umbanda NÃO faz adivinhações, é dito apenas aquilo que NECESSITA ser dito, e com a permissão do plano espiritual; A Umbanda NÃO faz trabalhos financeiramente cobrados!

Elas são aquelas que têm o poder também de mando dentro da casa. Elas são autoridades dentro da casa também, abaixo da sacerdotisa. Quando a pessoa é médium, ela começa numa hierarquia muito pequena. Ela começa com uma abiã, depois como iaô, até chegar à mãe-pequena e à mãe de santo, a ekedi não.