Quem pode usar fio de contas?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O brajá deve ser utilizado apenas por quem tem algum cargo dentro de uma casa espiritual, como o dirigente, Ogan, ou Ekedji. Em alguns fundamentos considera-se brajá também uma guia com vários fios (geralmente 7) e várias firmas, mas também só pode usar quem é Zelador (a), pois simboliza grande conhecimento.

deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades.

Hoje, devido ao sincretismo religioso, além dos espaços de culto, é possível observar a presença de fios-de-contas em lugares inusitados como automóveis e lojas, mas já destituídos das funções e sentidos primordiais, usados apenas para proteger os espaços e as pessoas contra maus agouros.

Nas rodas dianteiras, os cuidados devem ser ainda maiores porque, além dos problemas anteriores, o mau hábito de encostar a roda na guia poderá gerar problemas indesejados na suspensão, perda do alinhamento ou até mesmo causar folga no braço axial da direção.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Sim, pode usar mesmo não sendo da religião. Toda guia deve estar consagrada. Confirme com a pessoa que te presenteou se a guia já foi consagrada. Caso não tenha sido, leve a algum templo de sua confiança para consagrar.

Lembre-se de não coçar os olhos, o nariz ou levar as mãos à boca até poder higienizá-las bem. Encoste no menor número de objetos possível. Não fique manuseando produtos sem necessidade e evite pegar frutas e verduras nas mãos para escolher, por exemplo.

Aliás, quando estiver passando em consulta peça para um guia fazer a limpeza. Posso dormir com a Guia? Por uma questão de conforto e segurança é melhor tirar sua guia para dormir. Deixe-a a seu lado e recoloque no dia ...

Quando estou em eventos sociais com amigos devo usar a guia? Se for a guia de trabalho (caso de médiuns), não deve ser usada nestes locais. Por outro lado, para as guias de proteção, poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Porém, há um quesito em que não se deve usar as guias, isso por tradição, que é ato sexual. Durante a relação sexual, não é recomendado a sua utilização, por causa da troca energética que está sendo feita.

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

Sim, pode usar mesmo não sendo da religião. Toda guia deve estar consagrada.

Geralmente, é feito de miçangas coloridas, sendo que a cor do colar indica o orixá, inquice ou vodum do seu usuário. Cada fio de conta tem um significado: através do fio de conta é que se pode saber o grau de iniciação de uma pessoa no candomblé e a que nação pertence.

O cruzar guia é uma forma de invocar a presença e a proteção dos guias espirituais, que atuam como intermediários entre os planos espiritual e material. Ao realizar esse gesto, os médiuns solicitam auxílio e orientação espiritual, buscando direcionamento para suas vidas e para as demandas dos consulentes.

A Umbanda NÃO faz trabalho de “amarração” ou similares; A Umbanda NÃO faz adivinhações, é dito apenas aquilo que NECESSITA ser dito, e com a permissão do plano espiritual; A Umbanda NÃO faz trabalhos financeiramente cobrados!

Quando o Guia cruzar a imagem ou elemento, ele estará efetuando uma ligação das suas forças que são: embaixo, direita e esquerda, com a imagem ou objeto. No entanto, transmitirá sua magia e força para esse objeto, colocando e carregando com seu axé, sua força e sua magia.