Quem pode usar durag?

Perguntado por: agarcia7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Atualmente, o durag é um importante item da estética negra e hip hop, principalmente por detentores de fios crespos e cacheados. O durag também pode ser chamado de doo rag, dew rag, ou do rag.

Após escovar, coloque a touca na cabeça.
Isso mantém as ondas no lugar. Aperte a touca, mas nem tanto. Deixe-a no lugar por pelo menos 30 minutos. Lembre-se de colocar a touca antes de dormir.

A bandana durag é um símbolo de cuidado com o cabelo afro, mas enfrenta grande discriminação nos Estados Unidos. O acessório foi banido de escolas, ambientes de trabalho, shoppings – e até mesmo proibido por ligas esportivas, como a NFL (futebol americano) e a NBA (basquete).

A técnica de modelar o baby hair se popularizou na década de 1920 ao ser usada por mulheres negras e latinas, ganhando ainda mais força nos anos 1990 com a moda streetwear, e ainda hoje ganha destaque quando falamos de cabelos cacheados e crespos.

Umedeça os cabelos com água e passe o shampoo. Sem tirar o shampoo, penteie os cabelos com a escova do topo da cabeça para as laterais (em direção à testa, nuca e orelhas). Coloque o durag e vá para o chuveiro. Importante: não tire o durag, a ideia é deixar a água cair por cima dele e tirar o shampoo!

A durag é um acessório que teve a origem e uso feito por afro-americanos escravizados no século XIX pra proteger suas cabeças do sol durante os trabalhos, virando simbólo da resistência da comunidado afro-americana nos anos 1960, com o movimento Black Power, de acordo com o site Mundo Negro.

Durag em tecido viscolycra, atualmente um dos melhores do mercado no segmento o tecido estica e não irá amassar seu cabelo, além do que o tecido da uma compressão maior do que outros, ideal para pessoas que procuram fazer o penteado que mais está em alta no momento, as famosas WAVES.

A bandana se originou pelos cowboys, no Velho Oeste, localizado nos Estados Unidos, para proteger o rosto do suor e do vento. Mas em 1920, quando o estilista Paul Poiret, utilizou essa peça como acessório virou uma febre.

Use durag para manter o penteado por mais tempo
Se você quiser manter o penteado intacto e no lugar durante muito mais tempo, o ideal é utilizar um durag em volta da cabeça. Caso não tenha, improvise com um lenço, uma touca ou até com uma bandana.

O uso mais comum da bandana ou dos lenços é na cabeça, mas mesmo assim dá para inovar no hora de usá-la. Basta encontrar novas formas de amarrá-la, como em um coque, penteado meio preso e meio solto ou até mesmo em uma trança. Ela deixa o visual romântico e delicado, experimente agora mesmo.

g) Bandanas
São um acessório geralmente ligado a motoqueiros ou rockeiros, portanto é difícil alinhá-los ao dress code de trabalho, mesmo nos locais mais tolerantes. Solução: dentro do escritório sempre mantenha a cabeça livre de acessórios desnecessários.

No entanto, suas características físicas não foram representadas – principalmente no que diz respeito à cor de sua pele –, o que leva a situação a ser considerada um tipo de apropriação cultural da comunidade negra. A icônica Josephine Baker e toda a graciosidade do seu baby hair!

Baby hair no cabelo liso
Apesar de ser mais comum em cabelos crespos e cacheados, o baby hair também é um visual escolhido por muitas pessoas de cabelo liso. Mesmo com a textura do fio sendo diferente, Wellington Cagnotto explica que o passo a passo é o mesmo para todos os tipos de cabelo.

Baby hair em cabelo liso
Apesar de não ser muito comum, a técnica pode ser usada em cabelos lisos.

Bandana Durag Vermelha Touca 360waves Doorag Lenço.