Quem pode usar boina na PM?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

O Comando da Polícia Militar de São Paulo adotou a boina cinza como parte do uniforme oficial de toda a tropa. Antes da mudança, o equipamento era de uso restrito, permitido apenas para integrantes de unidades consideradas de elite.

A boina preta representa uma tradição de mais de um século e identifica o soldado que, sempre ao lado da tecnologia, supera os desafios com coragem e determinação. A entrega da boina preta nas Unidades blindadas e mecanizadas é realizada durante solenidade militar de grande significado para os jovens recrutas.

Simbolicamente a boina representa o verdadeiro "batismo" de um militar, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro.

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Nesse sentido, é importante escolher uma boina com material diferenciado. O modelo Défense conta com lã 100% merino, considerada a mais nobre para uso em vestimentas. Já a Lyon, em malha de lã, tem bom custo-benefício para operadores que buscam um produto confortável e com boa durabilidade.

O emprego da cor negra tem efeito psicológico sobre o inimigo em alguns tipos de ação, como invasões táticas, resgate de reféns ou ação antiterror. A mudança é também provocada pela intensificação da presença de criminosos em áreas de matas ao redor de favelas, caso da Praça Seca.

Boina preta: unidades blindadas ou mecanizadas. Boina castanha: Brigada de Operações Especiais. Boina cinza: infantaria de montanha. Boina azul-ultramar: Comando de Aviação do Exército.

O ideal usá-la num look smart casual, ou seja, um meio-termo entre o casual e o social. Por exemplo calça jeans e blazer; ou calça de sarja e cardigan; ou calça de alfaiataria e camiseta; etc. A boina não vai bem com bermuda, ok?

Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva! — era seu destino.

Para civis pode parecer um “bonezinho”, mas os militares a chamam de cobertura.

O ideal é que você escolha nomes que o destaquem facilmente na tropa e que sejam fáceis de memorizar e de pronunciar. Foi assim que eu decidi como escolher meu nome de guerra enquanto estive na ativa, já que meu primeiro nome, Walbert, não é assim tão simples de escrever e de pronunciar.

Somente em 2013 os “choqueanos” começam a atuar em sua área específica de emprego tático – em Controle de Distúrbios Civis – e retomam o uso da “boina vermelha” em alusão àqueles que iniciaram a história da unidade, mas ao invés do preto, aderem ao uniforme camuflado urbano.

Cinco tipos de boinas para usar nas produções de inverno

  • Boinas com aba. Foto: Getty Images. A boina com aba tem referência militar, mais precisamente ao quepe. ...
  • Boinas militares. Foto: Getty Images. ...
  • Boinas estilo rock. Foto: Getty Images.

Simbolicamente a boina representa o verdadeiro “batismo” de um militar, sendo oficialmente reconhecido como combatente básico de tropas blindadas do Exército Brasileiro.

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.