Quem pode usar a mozeta?

Perguntado por: asantana7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Reitor da Basílica pode usar a mozeta ou murça de cor preta que é uma capa curta que cobre os ombros, parte das costas e dos braços. A mozeta é fechada na parte da frente. Ela é usada sobre a sobrepeliz como parte da roupa coral.

A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo.

A sobrepeliz é usada por acólitos que servem à missa como turiferário, cruciferário, ceroferário, etc, tanto na forma ordinária como na forma extraordinária do rito romano. Conforme era usada pelos agostinianos e posteriormente em toda a Itália, no fim do século XII.

Contudo, no catolicismo romano o roquete é exclusivo para cardeais, prelados de honra e ao Papa, como veste coral. O roquete possui como característica a sobra de pouco pano sobre o busto de quem o traja, sua renda é mais extensa do que a sobrepeliz.

O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado. Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

Sendo utilizado por muitos ministros católicos e protestantes, especialmente: "anglicanos, luteranos, metodistas, presbiterianos e batistas", e atualmente os "adventistas" aderiram a esse acessório.

Vestes Litúrgicas
Normalmente se costuma usar a túnica vermelha para os coroinhas/acólitos/ministrantes/servidores (como preferir chamar) e a preta apenas para os seminaristas.

Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos.

A batina é para o padre proteção, alerta e às vezes, até sinal vermelho. Alerta porque se ele está com a sua veste própria, é convidado a agir como sacerdote. O hábito lembra ao padre uma coisa que muitas vezes não queremos aceitar: o padre não é uma pessoa comum.

Branco. Ao usar a cor branca, está se transmitindo a paz, pureza, alegria e a ressurreição de Jesus. Por isso, é a veste litúrgica da Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires.

Em um domingo do Advento e da Quaresma, os sacerdotes católicos têm a opção de vestir uma casula rosa. É possível que o padre, se escolher esta cor, faça algum comentário sobre seu significado antes de começar a missa.

– O coroinha acolito e cerimoniario não pode fazer fofocas, não pode namorar ou atitudes que prejudique o seu comportamento ou a conduta do grupo e da igreja são atitudes que levará o coroinha deixar o grupo.

Qual a idade para ser acólito
Podem ser acólitos, meninos e meninas de 10 a 14, que tenham feito a 1ª Eucaristia.

O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja. A estola deve ser usada nas celebrações pelos ministros ordenados: diácono, padre e bispo.