Quem pode ungir com óleo na Bíblia?

Perguntado por: rperes4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo. 6.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela.

E a unção veio desfazer o jugo. Como está escrito no Salmo 92.10: "Derramas sobre mim o óleo fresco." Há uma unção nova a cada dia. O óleo derramado é fresco; ele é novo, não é amanhecido.

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

Que recebeu a extrema-unção.

Ungir significa o ato de derramar óleo em alguém ou algo, destacando o objeto ou pessoa para uma finalidade específica. O ato de ungir com óleo simbolizava consagração, separação do ungido ao exterior. No Antigo Testamento, Deus ordenou a Moisés que ungisse alguns utensílios específicos do tabernáculo.

"Meu Deus, abençoai esta casa e não deixe nenhum mal entrar. Afastai as coisas ruins, venha conosco ficar. Minha alma vos pertence, só a vós posso entregá-la.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

No Antigo Testamento, a unção, geralmente, trazia em si um sentido religioso. Como sinal da escolha divina para cumprir um propósito especial; marcando o início do ofício, profetas, sacerdotes e reis recebiam a bênção de Deus ao serem ungidos.

Para que serve o óleo de unção? Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

O óleo de Nardo é usado como um perfume, um incenso, um sedativo, e como a medicina herbária disse para lutar contra a insónia, dificuldades de nascimento e outras doenças menores. O óleo era conhecido nos tempos antigos e fazia parte da tradição herbácea ayurvédica da Índia.

porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas.

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Muitas pessoas baseados em Is 10.27 tem usado a unção com óleo para ungir casas, carros, animais, endemoniados, etc. Esta doutrina está baseada em uma frase do texto de Isaías que diz: Que a unção quebrará o jugo: muitos consideram este jugo como maligno e maldições a serem quebradas com a unção com óleo.

A unção de Deus não é um dom reservado apenas a alguns crentes especiais, é para todos. Pessoas diferentes têm ministérios e dons diferentes mas a unção de Deus é a mesma para todo crente.

A Unção dos enfermos tem o objetivo de confortar o doente, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico. (Tiago 5, 14-15). A “Extrema-Unção” é também um sacramento cristão, e é assim denominado por ser recebido por quem está em risco de vida.

Que benefícios traz ao doente o sacramento da Unção dos Enfermos? Com efeito, o óleo consagrado com o qual se unge o doente é símbolo da graça do espírito Santo. Enquanto o sacerdote unge o corpo por fora, no interior, o Espírito Santo cura e consola a alma.

Restaurar os contritos de coração” (versículo 1). Por exemplo: “Ele se oferece em sacrifício pelo pecado (…) para todos os quebrantados de coração e contritos de espírito” (2 Néfi 2:7).

Para quê Deus te ungiu?

  • 2- A unção do Sacerdote - SANTIFICAÇÃO.
  • 3- A unção do Profeta - PROFECIA.
  • 4- A unção do Rei - AUTORIDADE.

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

Antes de partir para Gibeá, Samuel conta a Saul que ele foi escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel. O israelita, então, é ungido pelo profeta.