Quem pode trabalhar com fitoterapia?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Estudar a fitoterapia é uma grande oportunidade para profissionais de saúde (médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros), porque é uma área que cresceu muito nos últimos anos, mas também é ótimo para você que deseja apenas prevenir ou tratar doenças de uma forma mais natural.

A Resolução exige curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Fitoterapia, emitido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, observados os requisitos legais, com, no mínimo, 200 horas de disciplinas específicas de fitoterapia, ou de título de especialista na área.

Comercialização legal
Médicos e odontólogos podem prescrever qualquer fitoterápico, enquanto farmacêuticos e nutricionistas podem prescrever fitoterápicos que sejam isentos de prescrição médica.

Quanto custa uma consulta com o fitoterapeuta? Com o Cartão de TODOS, você pode agendar consultas por apenas R$ 32 reais.

Para os médicos, o curso é o de Aperfeiçoamento em Fitoterapia Clínica, com carga de 180 horas e 12 meses de duração. Já para profissionais da saúde, o curso é o de Especialização em Fitoterapia Aplicada, com carga de 360 horas e 24 meses de duração.

Hoje um Farmacêutico Fitoterapeuta ganha em média R$ 3.763,98 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Inicialmente, vamos diferenciar: Fitoterapia não é o mesmo que o uso de plantas medicinais apenas. “O medicamento fitoterápico já passou por um processamento, chamamos de ' derivado vegetal', já foi feito um extrato, uma concentração dos fitoquímicos presentes na planta medicinal.

Agronomia. O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

A partir da Resolução CFN 680/ 2021, pode prescrever fitoterápicos e plantas medicinais na forma de infusão, decocção e maceração.

A Fitoterapia é uma prática terapêutica que pode ser utilizada como primeira escolha e/ou de forma complementar, sempre sob a orientação de um profissional da saúde, com finalidade profiláti- ca, paleativa e/ou curativa.

Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, dentistas, fisioterapeutas e educadores físicos podem ter autorização de seus conselhos profissionais para prescrever suplementação nutricional.

O que se aprende na faculdade de Fitoterapia? No curso de fitoterapia, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre as propriedades curativas das plantas.

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos são: médicos após o diagnóstico; farmacêuticos, que de acordo com a resolução nº 546 de 21/07/2011, do Conselho Federal de Farmácia podem prescrever ou indicar medicamentos feitos na própria farmácia ou isentos de prescrição médica para doenças de ...

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

O curso é voltado para os profissionais da saúde. Quem quiser participar deve acessar o site https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/curso-de-atualizacao-em-fitoterapia-harmonizando-conceitos-4a-oferta/ e clicar em “inscrição”.