Quem pode trabalhar com estética não invasiva?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e fisioterapêutas são todos profissionais da saúde que podem atuar na área estética.

Proposta define quais profissionais podem atuar na área de saúde estética. O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Para se tornar um esteticista, é necessário concluir um curso de formação em estética, que pode ser oferecido em escolas técnicas ou faculdades que oferecem cursos na área da saúde e beleza.

Para atuação, o esteticista deve assumir como o responsável técnico do local onde realiza os atendimentos e isso exige uma diplomação de nível tecnológico, e ainda ter um curso de especialização e/ou formação complementar para procedimentos injetáveis.

O biomédico, enfermeiro, esteticista pode fazer preenchimento facial e harmonização facial. Com relação a profissionais não médicos, orientamos muito cuidado.

Para realizar a atividade de esteticista independente MEI é necessário fazer um curso de tecnólogo ou faculdade de estética e cosmética.

O curso Microvasos (PEIM) é para os profissionais da saúde que buscam a independência financeira através de uma técnica segura e eficaz. Entre eles, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biólogos e médicos.

Você já aprendeu que apenas a formação em Estética não permite ao profissional aplicar botox ou outros injetáveis na pele. No entanto, o mesmo recebe preparo para diversas outras práticas, então veja quais são a seguir e saiba detalhes de cada uma delas.

Existe apenas a restrição, que segundo a Lei n°13.643/2018 que regulamenta a profissão dos esteticistas e cosmetólogos, fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos.

Quais profissionais estão autorizados a fazer a harmonização facial? Embora somente cirurgiões plásticos possam realizar o lifting cirúrgico, os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados, além do cirurgião plástico, por dermatologistas e, como dissemos antes, por dentistas com especialização nessa área.

Considerando tudo isso, os profissionais que podem aplicar botox incluem enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos. Apesar de abrangente, é preciso ressaltar que a prática não é irrestrita, devendo respeitar as regras próprias dos órgãos de cada área.

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

Designer de sobrancelha é considerada a profissão do momento por seu crescente reconhecimento e espaço no mercado de trabalho. O design se transformou em um serviço imprescindível em salões de beleza e clínicas estéticas e, para tanto, são necessários profissionais capacitados.

2 anos

A duração da faculdade de Estética e Cosmética é de 2 anos em média. O curso Tecnólogo em Estética e Cosmética tem duração média de 2 anos, sendo dividido em 4 semestres com um total de 2080 horas.

Sim, assim como outros profissionais por exemplo os enfermeiros podem fazer uso de agulhas. Os esteticistas podem fazer o uso de agulhas para a extração de comedões durante a limpeza de pele, microagulhamento, técnica de carboxiterapia, eletrolipólise dentre outras técnicas.

Para realizar a aplicação de injetáveis, a farmácia precisa contar com farmacêuticos aptos para a prestação do serviço, pois a forma como o medicamento é manipulado pode interferir em sua eficácia.

Lembrando que a esteticista não pode prescrever, mas pode indicar produtos. Nesse sentido, é importante considerar uma parceria com um profissional de farmácia, para solicitar essa prescrição.