Quem pode ter granada no Brasil?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

O uso restrito, no Brasil, se refere a profissionais das forças de segurança e a integrantes das Forças Armadas. Comprovadas essas condições, alguém pode adquirir, por exemplo, armas com calibres vedados aos cidadãos civis.

No Brasil, as Forças Armadas e de segurança pública (Polícia Militar, Civil e Federal) podem usar gás lacrimogêneo. Quem controla a venda é o Exército.

Basica- mente, o lançador de granada é uma arma que dispara uma granada – um corpo cilíndrico pe- queno, preenchido com uma substância altamente explosiva ou outro agente para aplicação não letal (tal como gás lacrimogêneo) e provida de um mecanismo de segurança, capaz de evitar danos ao infante.

Enquanto a posse de armas é permitida para o cidadão comum no Brasil, desde que seguidas as regras para a comercialização e registro de armamento, o porte é restrito aos profissionais de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

Na lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o porte foi permitido aos agentes de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

Um decreto de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deixa claro que guardar granada em casa é proibido e que esse tipo de material é um “PCE” , ou seja, um produto controlado pelo Comando do Exército.

A lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 proíbe a comercialização, a posse e o uso de artefato explosivo por qualquer cidadão.

O clarão produzido momentaneamente ativa a todas as células fotorreceptoras no olho, impossibilitando o funcionamento da visão por cerca de cinco segundos até a restauração do funcionamento normal, livre de estímulos, do olho.

O Projeto de Lei 161/19 regulamenta a comercialização de spray de pimenta como arma de defesa pessoal. A proposta determina que o produto poderá ser vendido apenas por lojas autorizadas e em versões de, no máximo, 50 mililitros (ml).

Hoje o spray de pimenta e armas de eletrochoque são considerados Produtos Controlados pelo Exército e precisam da obtenção de Certificado de Registro (CR) junto ao Comando do Exército para serem utilizados pelo público.

Requisitos. De acordo com o texto, só poderão adquirir os equipamentos pessoas acima de 18 anos, sem antecedentes criminais e com aptidão psicológica atestada. O uso não autorizado, indevido ou em excesso dos produtos para finalidade diversa da legítima defesa sujeitará o autor a responsabilização civil e criminal.

A granada M-4 é um artefato militar defensivo, bastante poderoso, que chega a liberar até 800 estilhaços em sua detonação. Ela pesa cerca de 170 quilos e explode aproximadamente 4,5 segundos após ser acionada.

Rocket-propelled grenade, ou RPG (em português: granada lançada por foguete), é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais com a capacidade de auto-propulsão.

A resposta é sim! A menos que você possua uma guia de tráfego, permitindo o transporte da arma. Caso contrário responderá pelo crime do art.

No início de 2023, o atual governo publicou o Decreto 11.366, que suspendeu os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares (CACs).

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento nega a posse e o porte de armas nesses casos. A comercialização de armas de fogo de uso permitido só poderá ser efetuada em estabelecimento registrado pelo Exército Brasileiro, que manterá um cadastro dos comerciantes.