Quem pode ter filho ruivo?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%. Por outro lado, se um dos pais tiver os dois genes dominantes (AA) para essa mutação, o filho não será ruivo, mesmo que o outro progenitor seja ruivo.

Os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial (de 70 milhões a 140 milhões de pessoas), mas nascer com essas características não é coincidência, muito menos uma mistura entre cabelos escuros e loiros. Trata-se de uma mutação genética promovida por um gene recessivo.

Sardas são majoritariamente controladas pelo gene MC1R, conhecido como “gene ruivo”, responsável pelo cabelo alaranjado” esclarece Marcella. “Mas variações desse gene acontecem em um número significativo de pessoas não ruivas que, apesar de não possuírem essa cor de cabelo, têm outras características, como sardas. ”

Por que os ruivos são raros? "A família pode carregar a variação genética por várias gerações. Só quando acontece o encontro de duas pessoas com a modificação no gene MC1R é que vai aparecer um bebê de cabelos vermelhos. Ou seja, é um acidente genético relativamente difícil de ocorrer.

O país com o maior percentual de pessoas com madeixas vermelhar é o Reino Unido, especialmente a Escócia, com cerca de 13% da população. Apesar disso, o país com o maior número absoluto de ruivos é os Estados Unidos, com cerca de 6 milhões, 2% dos seus cidadãos.

Existem poucas pessoas ruivas no mundo porque ser ruivo é uma mutação genética rara. Apenas 1-2% da população mundial possui essa alteração no gene da melanocortina, responsável pela produção da eumelanina e feomelanina, que dão a cor castanha ou avermelhada aos fios, respectivamente.

Que tem pêlo ou cabelo louro-avermelhado (#/RC Nm 19.2; 1Sm 16.12).

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

Os ruivos tem feromonas especiais que os tornam mais atraentes para potenciais interesses amorosos. O autor do livro The Redheaded Encyclopedia ('A Enciclopédia dos Ruivos'), Stephen Douglas, afirma que a pele dos ruivos têm um cheiro mais doce e almiscarado, capaz de seduzir qualquer um...

O branco é a cor mais rara de cabelo, sobretudo, porque ocorre em pessoas que têm albinismo, que é uma condição genética rara. Além disso, ocorre com o passar do tempo com algumas pessoas também, conforme passam dos 40 anos de idade, no entanto, as causas são diferentes.

O ruivo e tons vermelhos nos transmitem a sensação de que são pessoas extremamente desinibidas, confiantes, apaixonadas e apaixonantes. Os cabelos loiros trazem a sensação de glamour e doçura, misturada com ousadia e fragilidade. Por outro lado, podem representar experiência e personalidade autêntica.

O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.

Como cada gene recessivo (a) vem de um dos pais, para se ter um filho ruivo é preciso que ambos os pais tenham ao menos um gene recessivo (a). Como precisa de ter 2 genes recessivos para ser ruivos, é possível ter pessoas não ruivas carregando o gene MC1R mesmo sem apresentar essa cor de cabelos.

A maioria dos ruivos naturais têm olhos castanhos, e outros provavelmente têm olhos cor de avelã ou em tons de verde. Mas, assim como o cabelo ruivo, os olhos azuis são uma característica recessiva, o que significa que os dois pais devem ter os genes para que uma criança seja abençoada com eles.

Quando recém-nascidos, os fios são bem mais finos e leves, engrossando e ficando mais pesados com o tempo. Já as cores também podem mudar até os dois ou três anos, já que os pequenos agora estão fora do útero, expostos aos raios de sol, que interferem na produção da melanina.

O ruivo natural tem um tom mais acobreado, ao contrário dos ruivos mais vermelhos, mas ele pode ser bem claro ou um pouco mais escuro. Para alcançar a cor perfeita, o ideal é que você descolora o seu cabelo - principalmente se ele for castanho ou preto.

Muitas pessoas, ruivas ou não, experimentaram o escurecimento dos fios em determinada época da vida. A explicação é muito simples, é tudo questão de hormônios. É muito normal que os fios mudem ao longo da vida. Pessoas que nasceram com o cabelo claro, podem ver eles escurecerem com o tempo.