Quem pode suportar a inveja?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.

O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda. É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza.

A bíblia trata do assunto em várias passagens. Em Pv 14:30, por exemplo, diz que "a inveja é a podridão de nossos ossos." Salomão está querendo dizer que a pessoa invejosa está doente (física, emocional e espiritualmente).

O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status. Quando a inveja se converte em patológica, pode impelir o invejoso a caluniar, perseguir e, até mesmo, desejar a morte do invejado.

Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo. Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares. Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista. A pessoa invejosa ignora seus próprios bens e cobiça uma vida que não é sua. Gula: o significado mais comum da gula é o consumo exagerado de comida e bebida.

Que Toda Inveja Se Transforme Em Cerveja!

Mesmo os casos mais exacerbados de inveja não têm uma cura definitiva. Não é como uma cirurgia em que a doença é extirpada. Quando atinge níveis patológicos, o sentimento de inveja pode ter desfechos trágicos.

O Que Significa Inveja na Bíblia? Inveja significa um descontentamento ou desejo profundo por aquilo que pertence a outros. A inveja na Bíblia é classificada como uma das obras da carne. Os textos bíblicos não deixam dúvida de que a inveja é um perigoso pecado de ordem social.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda de toda inveja e mal com o poder de sua santa e divina graça. Afaste de mim, meu Pai, todos aqueles que querem com mal. Aproxime de mim os Teus filhos que trazem paz. Que Deus retribua com luz e serenidade aqueles que só têm a inveja e o ódio para compartilhar.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

A melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro. Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais.

O invejado se sente perseguido, fala muito com indiretas discursivas e agressivas, é dono da razão, acha que os elogios alheios não são sinceros, e tem a nítida percepção que todas as pessoas ao seu redor são doentes psicologicamente, costuma ter mania de perseguição.

A inveja é diabólica, é terrível, gera em nós os piores sentimentos; ela tira a nossa paz interior, destrói dentro de nós os melhores sentimentos que podemos ter. Por causa dela falamos e desejamos o mal e confundimos ser justiceiro com justiça.

Freud falou da inveja como produto de um ódio inconsciente, com raízes na infância, com relações muito próximas com a raiva e com a depressão.