Quem pode servir o altar?

Perguntado por: areal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.

O acólito é instituído para o serviço do altar e para ajudar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe, como função principal, preparar o altar e os vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, de que é ministro extraordinário” (Instrução Geral do Missal Romano, 98).

Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.

Daí o timing feliz do Altar, uma empresa de hospedagem que oferece casas de luxo em meio a paisagens naturais. Os sócios Rodrigo Martins, Pedro Lira, Renata Bagnolesi e Facundo Guerra lançaram o negócio no comecinho de 2020, semanas antes da Covid chegar ao Brasil.

O incenso é um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor, e seu uso acrescenta à liturgia uma aura de solenidade. A imagem e o odor da fumaça reforçam a transcendência da Missa, que liga o Céu à terra e permite que entremos na presença de Deus.

O cerimoniário é um ofício da Liturgia que exerce o papel de preparo e coordenação da Liturgia, garantindo seu decoro e ordem. É ele quem acerta tudo com os sacerdotes, ministros, acólitos, músicos, leitores, prepara as cerimônias, assiste ao celebrante nas funções e organiza todo o Rito.

O QUE É? Os coroinhas são meninos e meninas entre 07 e 15 anos de idade que usam vestes branca e vermelha, enquanto os cerimoniários são jovens de 15 a 25 anos de idade que usam vestes branca e preta.

Terá o corpo ereto, direito, cabeça erguida, mas os olhos baixos, para nunca olhar diretamente para o povo, guardando o espírito tranquilo e sereno. E assim ele intervirá nas cerimônias não só por causa do Celebrante, mas, sobretudo, para que o cerimonial seja cumprido com dignidade em honra de Deus.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

E vamos nos deter em um ponto ainda mais particular: por que quando o bispo diocesano preside a liturgia são colocadas sete velas sobre o altar? Pelo simples motivo de ser um sinal indicativo de que é o bispo diocesano que está ali. Este motivo basta.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

O altar deve espelhar suas crenças, então, decore-o com imagens e objetos nos quais acredita e que fazem você se sentir bem. Entre eles podem estar figuras de santos de sua devoção, Buda, terços, crucifixos, entre outros itens nos quais você tenha fé.

ALTAR Mesa fixa, podendo também ser móvel, destinada à celebração eucarística. É o espaço mais importante da Igreja. Lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. AMBÃO Chama-se também Mesa da Palavra.

Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.

O Altar santifica os Dízimos (Reconhecimento a Deus, em primeiro lugar), Ofertas (Amor a Deus) e Sacrifícios (Dependência total de Deus).

São símbolos que despertam o amor e a fé, como o crucifixo, o terço, as medalhas, a água benta, o sal bento. Uma sugestão é que tenha um recipiente com um pouco de água benta, por exemplo, e sempre que for fazer suas orações, ao acordar ou ao se recolher, use-a para se benzer e benzer sua família.

O descarte das cinzas deve almejar a mesma finalidade da queima do incenso, podendo ser liberado em água corrente, depositado no próprio ambiente ou pulverizado em um jardim para ficar em contato com a terra.

Se a Fumaça do Incenso sair para cima, é sinal que o desejo revelado na hora de acende-lo irá se realizar rapidamente; se ela for para esquerda, haverá suporte de outras pessoas para que isso e realize, ou que é necessário a ajuda de alguém para tal realização.

Você sabe o que fazer com as cinzas do incenso após a queima? A queima do incenso serve, entre muitos benefícios, para afastar energias negativas. E o descarte das cinzas é fundamental para finalizar o processo dessa arte milenar da melhor maneira.

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.