Quem pode ser Rigger?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os profissionais que podem elaborar os Planos de Rigging são Engenheiros e Técnicos, que apresentam CREA ativo. Para que um Plano de Rigging tenha validade, é necessário que o profissional emita a cada planejamento uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme determina a Lei nº 6.496/1977.

engenheiro mecânico

O plano de rigging pode ser enquadrado na atividade n°2 (estudo, planejamento, projeto e especificação) e, por esta atividade ser relacionada a equipamento mecânico (guindaste), cabe ao engenheiro mecânico ou de produção/industrial oriundo da mecânica essa ART, ficando aos profissionais de outras modalidades da ...

Normas para a elaboração do plano rigging
A Norma Regulamentadora (NR) 18 conta com o item 18.14.24.17, que especifica a obrigatoriedade de apresentação de um plano de movimentação de cargas envolvendo guindastes e gruas (guindastes de torre).

R$ 2.296,00

Hoje quem trabalha como Rigger ganha em média um salário de R$ 2.296,00. E antes de se tornar Rigger, 27% foi Sinaleiro e depois 13% se tornou Operador de Guindaste.

O Plano de Rigging é um documento que define como a carga será movimentada no canteiro. Rigger é o profissional de movimentação de carga responsável pela elaboração deste documento.

O que é Rigger? O Rigger é definido como o profissional qualificado e treinado a atuar no manuseio e transporte de cargas utilizando dispositivos mecânicos, motorizados, equipamentos, acessórios e auxiliando o operador de guindaste e outros equipamentos de elevação para realização de manobras seguras.

O içamento depende não apenas da emissão de ART ou RRT por profissional habilitado, quanto do cumprimento de normas do trabalho. Caso envolva o transporte de vidros para o fechamento das varandas, o envidraçamento precisa também atender a uma norma específica da ABNT.

Elabora plano e estudo para movimentação de cargas, definindo operações por meio de máquinas ou equipamentos para içamento, transporte ou remoção.

Qual a carga mínima para elaborar um plano de Rigging? Não existe uma carga mínima para elaboração do Plano Rigging, para tanto, deve através da Análise Preliminar de Risco – APR, identificar a necessidade da elaboração do referido documento.

O plano de movimentação de carga pode ser elaborado por engenheiros e técnicos que possuam CREA ativo, para isto, o profissional deve emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para cada planejamento.

Se não é possível elaborar um plano de Rigging detalhado, deve-se planejar ao menos verificando os riscos para reduzi-los. O risco existe para qualquer peso de carga. Um plano formal, normalmente é feito a partir de 10 toneladas.

O RIGGER pode ser definido como o profissional treinado e qualificado para atuar no manuseio e transporte cargas utilizando equipamentos, acessórios e dispositivos mecânicos e motorizados.

O QUE É O PLANO DE RIGGING? É um projeto que define as especificações para realização das operações de içamento, através de desenhos técnicos, memórias de cálculo, memoriais descritivos e outros documentos. Ele tem importância fundamental, pois garante um nível mínimo de segurança, além de otimizar recursos.

A normatização define ainda que os movimentos potencialmente perigosos dos transportadores contínuos de materiais (correias transportadoras) devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento.