Quem pode ser o padrinho de formatura?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Sugere-se que seja alguém de repercussão local, regional ou nacional, ou ainda alguém muito especial para a turma. A comunicação e convite para Patrono e Paraninfo deve ser feita pela turma e repassado o nome completo para a Direção.

A solenidade de colação de grau é um evento aberto ao público, para o qual você pode convidar amigos e familiares. No local destinado aos formandos, sentam-se o concludente e um acompanhante, no papel de “padrinho” ou “madrinha” de formatura.

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

O termo paraninfo tem origem da palavra grega paranymphe, que inicialmente significava “o escolhido para acompanhar a noiva de sua casa até o templo”. Posteriormente, a palavra passou a significar “aquele que acompanha os formandos na cerimônia de graduação”.

Quem deve dar o anel de formatura? Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente dado pelos pais, namorado(a), cônjuge ou por qualquer outra pessoa que seja especial na vida do graduando.

Homens costumam usar roupas parecidas para festas de casamento. Portanto, diferencie os padrinhos dos demais convidados. No Brasil, noivos e padrinhos normalmente usam terno, gravata e colete. Mas ainda podem escolher summer, smoking, meio fraque, fraque e casaca.

vimos por meio desta, orgulhosamente, convidá-lo para integrar nossa formatura como (paraninfo(a)/patrono(a)/ padrinho (madrinha), o que muito nos honrará. Nossa colação de grau será: (local) (dia/mês/ano) às (horário), no (local) Vossa presença muito nos honrará.

São elas:

  • Patrono;
  • Paraninfo;
  • Professor homenageado;
  • Funcionário homenageado;
  • Orador da turma;
  • Juramentista.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter? Geralmente, cada turma pode ter um paraninfo e um patrono, mas essas regra pode variar de acordo com a universidade e do protocolo de colação de grau.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

A diferença entre patrono e paraninfo consiste em que o patrono é escolhido pelo seu conhecimento teórico. O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma e é escolhido por causa do carinho que os formandos têm por ele.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

3. Seja batizado e católico. O papel do padrinho e madrinha da criança é manter o caminho da fé e os ensinamentos religiosos e cristãos vivos na sua alma. Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião.

PROFESSORES HOMENAGEADOS – São pessoas que, durante o período da turma na Instituição, tiveram mais proximidade e afinidade com os formandos, e por isso merecem o reconhecimento e a gratidão dos concluintes. São citados 4 (quatro) na Colação de Grau e devem ser convidados pela turma para estarem presentes.

Convidados: Cada formando poderá convidar até 04 pessoas, além do padrinho ou madrinha.