Quem pode ser leigo?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Leigo significa um indivíduo com pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, por exemplo, "um leigo em informática". A acepção tem origem no meio religioso quando se referia ao membro que não possuía os conhecimentos suficientes para determinadas funções dentro da organização religiosa a que pertencia.

Para ser um leigo ou uma leiga, é preciso que a pessoa seja batizada, tenha fé e devoção pela história da evangelização. Não é preciso, portanto, receber a Sagrada Ordenação nem se consagrar a Deus por meio de votos religiosos.

Cristãos leigos e leigas são os homens e mulheres que ao serem marcados pelo batismo, tornam-se sujeitos eclesiais de forma plena, diferindo-se dos ministros ordenados em sua vocação, constituindo-se na maior parcela do Povo de Deus.

Leigo significa um indivíduo com pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, por exemplo, "um leigo em informática". A acepção tem origem no meio religioso quando se referia ao membro que não possuía os conhecimentos suficientes para determinadas funções dentro da organização religiosa a que pertencia.

Dentro da sua comunidade, o leigo se dedica a diversas funções, entres elas o serviço aos pobres, a catequese, ou como ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia, na liturgia, etc. Afinal, como membros ativos, os leigos deverão participar dos conselhos pastorais e econômicos da sua paróquia.

Assim, em vez de leigo religioso, é mais correcta a designação de leigo consagrado, que é aquele que apenas tem votos religiosos (pobreza, castidade e obediência), mas não possui ordens sacras.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Que ou aquele que não tem ordens sacras; laico, temporal: Queria que os filhos estudassem em uma escola leiga.

Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Diz-se da pessoa que não entende muito de determinado assunto.

Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

leiga | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Mas o que é o Laicato? O laicato se refere aos laicos, ou seja, aos leigos. Aqueles homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, e sendo a maior parte da Igreja, os leigos têm um chamado próprio e específico no anúncio do reino de Deus dentro da secularidade temporal.

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

Para ser membro do Apostolado da Oração, é preciso – como algo imprescindível – inscrever-se num Centro legalmente constituído, receber a fita das mãos do sacerdote, fazer a consagração pessoal ao Sagrado Coração de Jesus e divulgar sua devoção.

Características de um leigo consagrado
Em geral, expressam com a vida o desejo de mudança, para testemunhar a salvação de Cristo através do carisma com o qual se identifica e ao qual foi chamado. Assim, é preciso participar de um tempo como vocacionado, para um maior aprofundamento sobre o Vocação.

Voto de Castidade
Trata-se do desapego e de colocar Deus acima de tudo, semelhante a Jesus que viveu para o Reino e de forma consagrada às coisas do Pai. Ao contrário do que se pensa, a castidade vai além de si mesma. Ela é um sinal de fecundidade e de amor incondicional.

A vida consagrada “é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido; é voz que diz: 'Deus basta, o resto passa'; é louvor que brota apesar de tudo”, disse Papa Francisco na missa na Festa da Apresentação do Senhor e XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada.

A maior alegria de um consagrado deve ser a oportunidade de dar glória a Deus por meio da prática das virtudes. Enganam-se os que recorrem à fé apenas com propósitos mundanos, como ter regalias, consolos egoístas, trocar de carro, pagar dívidas ou ter vantagens materiais.

R$ 3.050,92

O salário médio de um Teólogo no Brasil é de R$ 3.050,92. Os estados onde a profissão de Teólogo têm os melhores salários são Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

Eles podem realizar pesquisas acadêmicas, escrever livros e artigos, ministrar aulas em instituições religiosas ou acadêmicas, orientar estudantes, participar de debates teológicos e fornecer orientação e aconselhamento espiritual.