Quem pode ser chamado de pastor?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ser pastor, na realidade, consiste em sacrificar uma vida toda em prol do trabalho integral no Reino do Senhor, conduzindo os irmãos à estatura de Cristo e com o intuito de cumprir o Ide de todo o coração. Tendo isso em vista, um pastor excelente é aquele que cumpre a sua missão nos padrões da Palavra.

No antigo testamento, contudo, o pastor era aquele cuja profissão consistia em pastorear e zelar pelo rebanho de ovelhas. Personalidades bíblicas como Jacó, Moisés e Davi foram pastores de ovelhas.

Os pastores são ministros ou conselheiros espirituais, que lideram uma igreja ou congregação. Eles planejam e conduzem as reuniões da igreja, o que normalmente envolve dar algum tipo de palestra ou sermão. Eles supervisionam e organizam outras atividades da igreja e presidem eventos como casamentos e batismos.

Para se tornar padre ou pastor é necessário se converter à igreja em questão e seguir seus dogmas. Já para atuar como professor, pesquisador ou escritor, por exemplo, não é obrigatório ter uma crença específica. Existem inclusive ateus que procuram por um curso em Teologia e seguem carreira nesta área.

Somente pessoas com formação em teologia podem ser consagradas como pastores; Exercer a função pastoral sem a devida formação, não é uma prática bem aceita; Sem esse tipo de graduação, o pastor não pode participar de associações e conselhos de pastores, por mais que ocupe a posição de pastor presidente na sua igreja.

Jesus disse: “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11 – NVI). Pastorear significava – e significa até hoje, com a igreja – dedicar atenção, zelo, coragem e amor pelo rebanho: ovelhas e irmãos. Isso custa, verdadeiramente, uma vida inteira.

Ezequiel 34. O Senhor reprova os pastores que não apascentam o rebanho. Ele buscará todas as ovelhas perdidas e será seu Pastor.

E este trecho do Novo Testamento: "A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição; não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem; esteja, porém, em silêncio"?

Jesus é o pastor, o guia que conhece e ama as suas ovelhas, ou seja, o seu povo cansado e por vezes desnorteado.

Unção de Reis: Os reis eram ungidos como libertadores para o povo de Israel e para governar sobre o povo como seu pastor (I Sm 9.16).

Flexão do substantivo pregador, que se refere a alguém que prega. Um pastor, padre, líder religioso. Exemplo de uso da palavra Pregadores: Os pregadores dessa igreja não são muito honestos.

1 – Entenda a formação de um Pastor Evangélico
Os requisitos para cursar uma faculdade de Teologia, geralmente, são: Ensino Médio Completo, RG e CPF; em algumas instituições é necessário comprovar vínculo com a Igreja. Contudo, é importante destacar que cada denominação religiosa tem sua estrutura e grade curricular.

Pastor exerce o mandato por tempo vitalício (indeterminado), acumulando a Presidência da Assembleia e da Diretoria.

O Pastor é aquele que cuida da sua igreja e zela pelo conforto espiritual dos seus fiéis. Dependendo da religião, pode ganhar diferentes nomes: padre, diácono, ministro, reverendo, bispo, etc. O título de pastor vem desde os tempos bíblicos – o “bom pastor”, como Jesus Cristo era conhecido.

O indivíduo interessado em assumir o cargo de pastor, precisa estar disposto a abdicar de várias coisas e dedicar a maior parte do seu tempo para a vida pastoral. É preciso estabelecer uma intimidade com Deus, buscando diariamente os ensinamentos da sua palavra e uma vida com propósito, oração, vigília e jejum.

Não trabalha, pois, para a denominação, mas para Deus, sendo a hierarquia eclesiástica da instituição mero instrumento para otimizar a divulgação do Evangelho. Segundo, porque não há como se falar em salário.

Educação básica: Concluir a educação básica é o primeiro passo para se tornar um teólogo. Isso envolve a obtenção de um diploma de ensino médio ou equivalente. Graduação em Teologia: A próxima etapa é obter um diploma de graduação em Teologia ou estudos teológicos.

Muitos pastores dedicam a sua vida por completo ao ministério, ou seja, não possuem outra fonte de renda e trabalho, dependendo, portanto, da contribuição da igreja para o seu sustento.