Quem pode ser chamado de árabe?

Perguntado por: epeixoto3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para a Liga Árabe, “um árabe é uma pessoa cuja língua é o árabe, que vive em um país de língua árabe e que tem simpatia com as aspirações dos povos de língua árabe”.

Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.

O "mundo árabe" se refere a etnia, assim como a língua do povo árabe. Por outro lado, o "mundo islâmico" se liga as questões básicas da religião, onde aqueles indivíduos que colocam em prática as condutas islâmicas, são considerados muçulmanos.

Árabe

  • Peninsular.
  • Levantino.
  • Mesopotâmico.
  • Nilo-Egípcio.
  • Magrebino.

Estrutura do nome árabe
A maioria dos nomes árabes são originalmente palavras árabes com um significado, geralmente sinalizando o bom caráter da pessoa. Carim significa "generoso", Mamude significa "louvável", e ambas palavras são utilizadas como adjetivos e substantivos na língua padrão.

Você pode saber se é descendente de árabe conversando com seus familiares e construindo a árvore genealógica da sua família; pesquisando a origem dos sobrenomes dos seus familiares; pesquisando em museus e acervos de documentos de imigrantes e analisando o seu DNA com o meuDNA Premium para descobrir a sua ...

O islamismo tem a sua origem derivada da palavra islã que na língua árabe significa submissão, obediência. A religião islâmica consequentemente é uma das poucas religiões que não traz na origem do seu nome, o do seu fundador ou do lugar de origem do povo que a professa.

São eles: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria (suspensa), Somália, Sudão e Tunísia.

Aqueles que hoje são chamados de "árabes" são os que falam o idioma, mas poucos desses são descendentes dos povos oriundos da Península Arábica.

Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho prometido que herdaria as promessas feitas a Abraão, obviamente haveria alguma animosidade entre os dois filhos.

O povo árabe surgiu no Oriente Médio, em uma região desértica localizada entre e a Ásia e a África. A península, com cerca de um milhão de quilômetros quadrados, se dividia em montanhas, alguns oásis e principalmente por áreas desertas. Havia um pequeno espaço nessas terras que podiam ser utilizados para a agricultura.

Os árabes veem o Brasil como um país amigo, mas distante dos problemas políticos. Além disso, existe uma influência histórica dos países europeus na política da região.

Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como saudação. Significa: "que a paz esteja sobre vós". Originalmente, a grafia correta desta expressão era Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum. Sendo “salamaleico” a versão aportuguesada da saudação.

A civilização árabe surgiu no século VII, na Península Arábica, com tribos de origem semita. Anteriormente, elas já compartilhavam algumas características, como a língua, mas foi somente nessa época que obtiveram união política, conquistada na esteira da pregação do Islã, religião então recém-nascida.