Quem pode ser adjunto adnominal?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

O adjunto adnominal acompanha, qualifica, especifica ou quantifica o substantivo. Adjetivo, artigo, numeral e pronome podem exercer a função de adjunto adnominal. O predicativo qualifica o sujeito ou o objeto em uma oração.

Os adjuntos adverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam: adjunto adverbial de afirmação (sim, com certeza, realmente,...) adjunto adverbial de negação (não, nunca, jamais,...) adjunto adverbial de causa (porque, devido a, por,...)

Enquanto o adjunto adnominal é usado para caracterizar um substantivo, o complemento nominal é usado para completar o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Por isso, adjunto adnominal é um termo acessório, mas o complemento nominal não, porque a oração precisa dele para fazer sentido.

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Adjunto adnominal

  1. Só acompanha substantivos;
  2. Indica agente, posse ou espécie;
  3. Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo);
  4. É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

Adjunto adverbial é o termo que tem a função de advérbio nas orações. Ele indica circunstâncias, como tempo, modo e finalidade. Exemplos: Estudarei AMANHÃ; Estudo COM CONCENTRAÇÃO; Estudei PARA A PROVA.

O adjunto adverbial é um termo acessório da oração, cuja função é modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância: tempo, lugar, modo, intensidade,… O adjunto adverbial ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial.

Diferenças entre adjunto adverbial e adjunto adnominal
O adjunto adverbial acompanha e classifica as circunstâncias em que ocorre a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal acompanha e ajuda a qualificar um nome, isto é, um substantivo.

O adjunto adverbial é um termo acessório na oração. O adjunto adverbial é um termo acessório com função de advérbio na oração, ajudando a indicar uma circunstância ou a intensificar o significado de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio.

Quando, ao exercer a função de adjunto adnominal, o adjetivo estiver anteposto a dois ou mais substantivos, ele deverá concordar com o mais próximo: Víamos estranhos homens e mulheres. Víamos estranhas mulheres e homens.

Resposta:no lugar do "o"=um e no lugar de escritor= cronista,autor,literato.

* Enquanto o adjunto adnominal se concebe como termo acessório da oração, ou seja, representa apenas parte de um termo essencial ou integrante dela, o predicativo se revela como um termo essencial, de modo a deixá-la (a oração) compreensível, dotada de sentido.

Complemento nominal é um termo integrante da oração, acompanhando e completando o sentido de substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios. É precedido de preposição. O complemento nominal acompanha e completa o sentido de substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

Pronome é o termo que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso – tanto no singular (eu, tu, ele/ela), quanto no plural (nós, vós, eles/elas).