Quem pode se registrar como Jornalista?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Ter um Registro Profissional de Jornalista sempre foi o sonho de um Comunicador, o chamado DRT. A Medida Provisória 905/2019 (MP) que retirava a possibilidade de ter este Registro, foi alterada, e hoje retoma os graduados e não graduados em Jornalismo, a retirarem o Registro Profissional.

Os jornalistas que ainda não têm o seu registro profissional devem requerê-lo no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

O curso de Letras se dedica a estudar a Língua Portuguesa e idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Pensando pelo lado de aprender a escrever e ler muito, sim, com certeza você pode trabalhar em Jornalismo.

O Registro Profissional é o documento que assegura o direito de exercício da profissão de jornalista em todo o Brasil. É o cadastro realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego que permite aos profissionais das categorias regulamentadas por leis federais ingressarem no mercado de trabalho. Entre elas o Jornalista.

O jornalista que exerce a função de apuração e desenvolvimento de uma notícia ou reportagem, por meio de pesquisas, entrevistas e investigação é o repórter.

Dito isso, vamos às dicas para você se tornar um jornalista freelancer e começar a trabalhar com produção de conteúdo digital:

  1. Informe-se sobre a vida de freelancer. ...
  2. Estude sobre produção de conteúdo digital. ...
  3. Comece a colocar em prática o que aprendeu. ...
  4. Vá em busca de clientes e divulgue o seu trabalho.

O registro profissional fica pronto na hora? Não. A concessão do registro profissional não é imediata, pois, se trata de um processo a ser analisado em até 30(trinta dias), podendo ser prorrogado, mediante justificativa, segundo a Lei n. 9.784/1999.

Existem duas formas básicas de tirar o registro. A primeira é fazendo curso profissionalizante ou oficina de ator. A segunda forma é apresentando portfólio de trabalhos realizados que comprovem sua experiência prévia.

Como tirar o MTb
O documento deve ser solicitado por meio de agendamento pela internet e o processo de registro é concluído depois, pessoalmente, de modo simples e rápido.

Havendo interesse na profissão de jornalista deve-se saber que a sua formação profissional se iniciará através de um curso superior em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, com duração prevista de quatro anos.

O investimento para a obtenção da carteira é de R$ 400,00 para qualquer jornalista.

O registro do DRT é exigido para atores e atrizes em trabalhos profissionais em emissoras de TV, produtoras de Cinema e Publicidade, estúdios de Dublagem, e todas as áreas de atuação a nivel profissional.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo.

Assim, a principal diferença entre esses profissionais são que enquanto o jornalista é responsável pela busca e organização de notícias (caráter intelectual), ao radialista compete divulgá-las por meio do rádio (caráter técnico).

De maneira geral, entre as funções de um jornalista estão a pesquisa, a coleta de dados, a redação de matérias, a transmissão de notícias para o público e a condução de entrevistas. Ele pode atuar por conta própria, prestando serviço, ou para empresas de diversos portes e segmentos.

Os jornalistas interessados em se formalizar como MEI podem procurar orientações em uma das 12 unidades regionais da instituição espalhadas por todo o estado ou se formalizarem sozinhos, gratuitamente, de acordo com as recomendações do Portal do Empreendedor, do governo federal.

É importante ressaltar que a atividade de jornalista (CNAE 9002-7/01) não está inclusa no MEI. Para estes profissionais a abertura de empresa deve ser feita no formato de microempresa ou empresa de pequeno porte.

O profissional interessado em dar entrada no Registro Profissional deve realizar o cadastro do pedido no SIRPWEB através do site: www.sirpweb.mte.gov.br e protocolar os documentos necessários em uma das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego ou Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.

Para tirar o registro profissional, você precisa procurar o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) do seu estado. É essa instituição que representa todos os artistas e técnicos de cada região e está ligada ao Ministério do Trabalho – que é o órgão oficial que emite o DRT.

Os jornalistas que ainda não têm o seu registro profissional devem requerê-lo no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.