Quem pode retirar colmeia?

Perguntado por: ymaia9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A retirada dos ninhos é feita por um apicultor especializado, com o auxilio de sacos. Depois de retirados, os ninhos são transportados dentro de uma caixa até um apiário para garantir a preservação dos insetos. Na primeira vistoria é analisado o tamanho da colmeia ou ninho de marimbondo.

O apicultor trabalha com a exploração comercial das abelhas para que elas possam produzir mel, pólen, geleia real e própolis. Porém para que isso aconteça ele precisa cuidar da colmeia, mantendo a saudável e produtiva com o fim de atender a demanda nacional.

Entre em contato com um apicultor que possa remover a colmeia. Como as populações de abelhas estão em queda constante, muitos apicultores removem e transferem colmeias de graça ou por pequenas taxas. Mesmo quando eles não fazem isso, decerto conhecem e podem indicar alguém que faça. Busque apicultores na internet.

No caso de colméias ou vespeiros instalados, ligar para o telefone 156 e forneça as seguintes informações: nome do responsável pelo imóvel, endereço do local onde os insetos estão instalados, telefone para contato e a localização da colméia ou vespeiro, (como exemplo dentro do forro, no beiral da casa, etc) e há quanto ...

À noite ou de manhã cedo, quando quase todas as abelhas estão na colmeia, bloqueie a entrada e mova a colmeia para seu novo local. Mantenha as abelhas sequestradas nas primeiras 72 horas, se possível, e certifique-se de que elas tenham uma boa ventilação.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

A temperatura da colmeia é sempre mantida entre 34 e 36 °C, índice necessário para controlar a textura da cera. Se passa disso, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água. A colmeia dura vários anos se não for atacada por predadores.

Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Alguns apicultores até se disponibilizam a recolher colmeias. O mais indicado, no entanto, é buscar serviços públicos, como Centros de Zoonoses locais, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

- Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.

– O apicultor é o profissional que atua na área de criação e tratamento de abelhas. Dessa forma, e comum que este mesmo profissional trabalhe com extração e confecção de produtos provenientes desse inseto, tais como o mel, o própolis, a geleia real, dentre outros.

A Colmeia se dedica à questão da escolha profissional há muitos anos. No decorrer desses anos, evoluiu de uma bateria de testes vocacionais para um processo de Orientação Vocacional em que você é o Sujeito da Escolha.

Para diminuir o risco de acidente ou possível ataque a pessoas ou animais, a operação foi realizada à noite. Foi utilizada uma escada, e o orifício por onde as abelhas acessavam a colmeia foi tampado.

O cheiro que o pepino emite quando reage com alumínio vai manter longe as abelhas e as vespas. Outro odor de que as abelhas não gostam é o da hortelã. Então, se você cultivar hortelã no seu jardim, vai afugentar as abelhas. Mas, se você não tem o dedo verde, então pode aprender a fazer um repelente com óleo de hortelã.

São animais que estão ameaçadas de extinção [43]. Caso as abelhas não estejam próximas a prédios ou locais de grande circulação, o procedimento correto é deixá-las onde estão. Evite matá-las, sendo isso caracterizado como crime ambiental (Lei n º 9605/98).

2 - Como se defender em caso de ataque? Se proteger em locais fechados: "Se a pessoa estiver em uma mata e passar entre os galhos das árvores, ela evita o trânsito das abelhas, acaba melhorando a situação, mas se for em um campo limpo, a dica é sempre sair o mais rápido. Se tiver um carro, entrar no carro.