Quem pode prescrever Minoxidil?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O cosmético, de forma geral, o farmacêutico pode prescrever qualquer que seja, por exemplo, Minoxidil – por ser um uso muito comum para queda capilar, muitos farmacêuticos pensam que se trata de um cosmético que ele poderia prescrever, porém, não é assim que funciona.

O minoxidil é um fármaco bastante utilizado em preparações magistrais, seja por via oral ou tópica. Preparações à base de minoxidil não são medicamentos isentos de prescrição (MIP), não sendo, portanto, produtos de venda livre. A dispensação se dá exclusivamente a partir de prescrição médica.

É que a legislação determina, que para manipular essa substância em cápsulas, é preciso ter uma autorização específica por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Minoxidil para calvície funciona? Infelizmente, não. Ele vai fazer com que haja maior circulação sanguínea na região, mas não vai inibir a produção de DHT e, consequentemente, a fraqueza do bulbo capilar. Sem um tratamento adicional, o minoxidil não fará muito efeito.

Avanço da Calvície
Outra razão que pode causar a queda dos cabelos mesmo com o uso do Minoxidil é a gravidade da calvície. Muitas vezes, somente o uso do tônico capilar não é o bastante para impedir o avanço da calvície. Isso acontece porque você pode ter uma queda do tipo multifatorial.

O uso do minoxidil na forma oral como tratamento para queda de cabelo não foi autorizado por nenhuma agência no mundo, inclusive a nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ana Carolina Clemente (dermatologista da Clínica Horaios): O Minoxidil é recomendado para o tratamento de cabelos finos e ralos, encontrados na calvície (alopecia androgenética). É importante diferenciar os quadros de calvície dos quadros de queda capilar, já que ele serve como tratamento apenas para a calvície.

Ou seja, se o paciente parar de usar o medicamento, o cabelo vai cair, porque o ciclo capilar será novamente encurtado. Assim, quem tem alopecia androgenética precisa entender que esse tratamento é contínuo e não pode ser interrompido.

Lembrando que um frasco de Minoxidil deve durar, em média, um mês”, afirma a dermatologista. A maioria dos estudos com minoxidil em concentrações inferiores sugere o uso duas vezes ao dia, porém estudos mais recentes com doses maiores, de 5%, salientam que o produto pode ser usado uma vez ao dia.

O minoxidil é um medicamento vasodilatador, ou seja, ele abre os vasos sanguíneos fazendo cair a pressão arterial. Como mulheres costumam ter a pressão mais baixa do que os homens, a princípio existia o receio de que o uso da versão 5% do minoxidil para mulheres pudesse provocar sinais hipotensão nas pacientes.

O minoxidil deve ser usado continuamente respeitando cada caso, de acordo com o médico, já que sua pausa repentina pode causar uma queda tipo eflúvio telógeno. A recomendação de uso é de no mínimo 3 meses para obter os primeiros resultados.

Sua fórmula é fechada e não podemos mudá-la, ou seja, é como comprar um produto pronto. No Minoxidil manipulado podemos mudar diversos ingredientes, que vão desde a porcentagem do ativo minoxidil, modificar o seu conservante, seu "veículo" , ou seja, se será solução com alcool ou sem , se em espuma ou liquido, etc.

O minoxidil é uma substância ativa que estimula o crescimento capilar. As duas concentrações, tanto a de 5% quanto à de 10%, oferecem este benefício, porém o Minoxidil 10% é considerado mais eficaz por conter uma maior concentração da substância.

Embora seja um produto vendido apenas com prescrição médica, ele é um dos mais vendidos em lojas especializadas. No entanto, estudos comprovam que o Minoxidil manipulado com a concentração de 5% é o que promove maior eficácia no tratamento de calvície, tanto em homens como em mulheres.

02) PASSAR O MINOXIDIL E DORMIR LOGO NA SEQUÊNCIA
Mais ou menos 1h 1h30 pra garantir bem a absorção, pois se você passar o Minox na cara e já deitar, uma boa parte do produto vai ficar pelo travesseiro.

Pode dormir com minoxidil no cabelo? Quanto a dormir logo após aplicar o produto, saiba que não tem problema. Os próprios produtores do medicamento deixam claro que não há nenhuma contraindicação em dormir com a solução aplicada. Apenas faça a plicação correta, lave muito bem as suas mãos e pode ir dormir tranquilo!

A utilização inadequada do minoxidil oral pode causar tonturas e queda rápida de pressão, entre outras complicações, como informa o especialista. “Em curto e médio prazo pode aparecer a pericardite, que é uma inflamação da membrana do coração, ou derrame pericárdico, que é um líquido advindo dessa inflamação.

O minoxidil pode ser usado em frequências diferentes, variando desde uma vez a cada 2 dias até o máximo de 2 vezes ao dia.

Com quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito? Como ele atua no engrossamento da estrutura capilar, os resultados serão vistos quando ele começar a crescer. Podemos dizer que, em aproximadamente quatro ou seis meses você já terá resultados.

Medicamentos e outros tratamentos não cirúrgicos como minoxidil tópico, laser capilar, finasterida, dentre outros, podem ter resultados bem interessantes, sem ser necessário passar por uma cirurgia. Tudo depende da causa, da intensidade e da extensão das entradas no cabelo.

Verdadeiro, não existe nenhuma contraindicação de se expor ao sol caso esteja usando o Minoxidil.