Quem pode prescrever ácido retinóico?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A prescrição de ácido retinoico é de competência exclusiva do médico.

Como usar? O retinol está presente em diversos produtos – seu uso não necessita de prescrição médica, mas a eficácia realmente depende da qualidade e quantidade do ativo no produto. Consulte seu dermatologista ou um farmacêutico especializado Proderma para saber as indicações para suas necessidades.

O profissional farmacêutico, legalmente habilitado em estética, conforme a Resolução do CFF 645/17, poderá fazer a escolha autônoma para uso de substâncias em conformidade com uma lista estabelecida por esta Resolução, incluindo ácido retinóico nas concentrações de 0,01% a 0,5% para uso domiciliar e até 10% para uso ...

O ácido retinóico deve ser prescrito por dermatologista, enquanto o retinol pode ser comprado em farmácias sem receita médica”, explica Paola Pomerantzeff.

Quais as contraindicações do peeling de ácido retinóico? O peeling de ácido retinóico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol. É contraindicado para que tem infecções ativas na pele, como herpes simples ou infecções bacterianas e deve ser evitado em portadores de rosácea.

ácido glicólico

Esteticistas estão indicados a realizar peeling com até 20% de concentração de ácido glicólico. Este tipo atinge apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele, deixando-a mais vistosa e iluminada, mas não provoca grandes alterações, como a remoção de manchas, por exemplo.

Procedimentos dermatológicos como laserterapia, cosmetoterapia, luz intensa pulsada, ultrassom estético e realização de peelings químicos e mecânicos não podem ser realizados por farmacêuticos.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora! O hábito de chamar biomédicos, entre outras profissões na área da saúde, de “doutor” no Brasil, tem mais a ver com a cultura popular do que necessariamente com o grau de formação desses profissionais.

O Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos ...

É permitido por legislação (RDC 586/13) que o profissional farmacêutico poderá fazer a prescrição de medicamentos e demais produtos que tenham finalidade terapêutica (curar, tratar ou minimizar sintomas), porém desde que esses medicamentos não exijam prescrição médica, isto é, medicamentos isentos de prescrição médica ...

Por isso, o retinol pode ser utilizado por todos os tipos de pele e é um aliado no tratamento da rotina antissinais, da pele oleosa e da melhora da aparência da pele do rosto ao uniformizar os poros e garantir a luminosidade do rosto.

Autorizado com atenção: pessoas com rosácea e com pele sensível só podem usar produtos com retinol que tenham em sua fórmula ativos calmantes. Autorizado: quem não possui nenhuma dessas necessidades, mas principalmente, para pacientes que buscam uma ação antirrugas.

Retinol pode se aliar com niacinamida para potencializar seus resultados. No entanto, não deve ser usado com: peróxido de benzoíla, vitamina C, alfa-hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácidos (BHAs), pois quando combinados podem irritar e ressecar a pele.

Qual é o profissional que está apto para prescrever o medicamento manipulado? Os profissionais capacitados e habilitados são o médico, o dentista e o nutricionista (esse último apresentando limitação quanto aos ativos que pode prescrever – na sua grande maioria suplementos e alguns fitoterápicos).

R: Sim, é permitido ao farmacêutico prescrever medicamentos, cuja dispensação não exija prescrição médica, como os medicamentos industrializados, as preparações magistrais (alopáticos e dinamizados), as plantas medicinais, as drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas ...

O nutricionista pode prescrever medicamentos? Sim. Entretanto, só pode prescrever Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) à base de vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas isolados ou associados entre si.

Venda sob prescrição médica.