Quem pode preparar o altar?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Purificar e limpar o cálice e os outros vasos sagrados no altar é próprio só do sacerdote e do diácono.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

Os vasos sagrados são purificados pelo sacerdote, diácono ou pelo acólito instituído, depois do rito de comunhão ou depois da missa.

Sobre o Altar, que sempre está coberto com uma toalha branca no momento da Celebração Eucarística, antes da apresentação das oferendas, se estende o corporal, alfaia sobre a qual serão dispostos os cibórios com a hóstias, o cálice com a água e o vinho, e a patena com a hóstia grande do celebrante.

E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho; eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço.

Servir a Deus no altar significa renunciar totalmente a sua própria vida, pois o altar é lugar de sacrifícios, lugar de perda de vida ou lugar de morte. A vida no altar significa uma vida de lutas constantes, dissabores, incompreensões, decepções e lágrimas por aqueles que nem ao menos conhecemos.

O incenso é um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor, e seu uso acrescenta à liturgia uma aura de solenidade. A imagem e o odor da fumaça reforçam a transcendência da Missa, que liga o Céu à terra e permite que entremos na presença de Deus.

A exposição do Santíssimo Sacramento feita unicamente para dar a bênção é proibida (cf. Ritual A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, nº 94).

Somente o sacerdote validamente ordenado é o ministro capaz de gerar o sacramento da Eucaristia. Por essa razão, o uso de ministro da Eucaristia só se refere ao sacerdote. Em razão da ordenação, os ministros ordinários da sagrada comunhão são o bispo, o presbítero e o diácono.

Como já foi dito, se nas referidas procissões forem levadas imagens ou relíquias, não pode ir o Santíssimo. Mas se nas mesmas procissões não forem levadas imagens ou relíquias, pode levar-se o Santíssimo.

Limpe e purifique o seu altar doméstico
Comece pela limpeza física. Tire todos os objetos do local, limpe a superfície, esvazie as cinzas do seu incensário, retire os restos de cera de vela do pratinho, devolva as flores e ervas usadas como oferenda para a natureza, retire a poeira da sua estátua e assim por diante.

Sanguíneo, Sanguinho ou Purificatório é um pano retangular e comprido que serve para purificar, ou seja, limpar o cálice, a patena e as âmbulas após a Comunhão.

substantivo feminino Pequena mesa ao pé do altar, onde se colocam as galhetas, o cálice e os demais apetrechos usados na celebração da missa. Armário onde se guardavam vidros, iguarias etc., que haviam de servir à mesa do rei e que deviam ser provados para verificar se não estavam envenenados.

Use sacramentais
São símbolos que despertam o amor e a fé, como o crucifixo, o terço, as medalhas, a água benta, o sal bento. Uma sugestão é que tenha um recipiente com um pouco de água benta, por exemplo, e sempre que for fazer suas orações, ao acordar ou ao se recolher, use-a para se benzer e benzer sua família.