Quem pode pedir a dissolução de sociedade?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

Na parcial, o primeiro passo é comunicar oficial e formalmente aos demais sócios sobre a intenção de dissolução de sociedade. O comunicado pode ser feito na ocasião de uma reunião de sócio ou mesmo através de uma notificação.

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária

  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

II - o consenso unânime dos sócios; III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

Em regra, a responsabilidade de cada sócio está limitada ao valor de suas quotas e todos respondem solidariamente pela integralização do capital social[2]. Ou seja, como regra geral os sócios e ex-sócios não respondem pelas dívidas da sociedade limitada.

A exclusão do sócio, portanto, de acordo com o regime do Código Civil e excepcionada a hipótese do sócio falido, só pode ocorrer judicialmente e motivada por uma falta grave, que se traduz na justa causa, ou na incapacidade superveniente, precedida da deliberação dos demais sócios.

Aguarde no mínimo 60 dias
Ao notificar todos os sócios, você deverá aguardar o prazo mínimo de 60 dias (você pode conceder um prazo maior na notificação, se desejar), contados do recebimento da notificação, para poder exercer o seu direito de retirada da sociedade, conforme prevê o artigo 1.029 do Código Civil.

A dissolução de sociedade é basicamente a ação de desfazer a sociedade, podendo ser total ou parcial. Pode ocorrer quando houver consenso dos sócios, deliberação por maioria, saída por vontade própria, falecimento, falência, entre outros.

Se o caso é realmente esse, existem duas alternativas para um empreendedor sair da sociedade: – Vendendo sua parte aos outros sócios ou a terceiros; – Ação de dissolução parcial da sociedade, ou seja, indo para a justiça.

Desse modo, a forma mais segura de cálculo para desfazer a sociedade é a avaliação da empresa por meio do fluxo de caixa. Esse indicador reflete as entradas e saídas da empresa em determinado período. E os resultados históricos da empresa permitem apurar a taxa de crescimento desse fluxo.

O primeiro procedimento a ser tomado é informar a saída do sócio aos demais integrantes da sociedade, formalizando a separação. Em seguida, deverá ser apurado os haveres e as quotas do sócio retirante conforme firmado em contrato social. Na falta de cláusulas especificas, vale o vigente no Código Civil.

HIPÓTESES DE EXCLUSÃO DO SÓCIO DA SOCIEDADE

  • Sócio remisso. ...
  • Falência ou insolvência do sócio. ...
  • Liquidação de cota penhorada. ...
  • Falta grave no cumprimento de suas obrigações. ...
  • Incapacidade superveniente do sócio. ...
  • Exclusão do sócio por justa causa.

Todos os atos de alteração, se não assinados por todos os sócios devem ser precedidos de reunião de sócios devidamente convocada na forma disciplinada no contrato ou se omisso no Código Civil. O quórum de deliberação para alteração do Contrato Social é de 3/4 (art. 1076 do Código Civil).