Quem pode participar do AA?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Qualquer pessoa que tenha o desejo de se libertar do vício pode participar do grupo devendo apenas comparecer ao local no horário das reuniões para fazer a inscrição com o coordenador. “O grupo é uma oportunidade para os frequentadores trocarem experiências entre si.

Sua proposta é ajudar o alcoólico a parar de beber. Para ser admitido no AA, não existem taxas nem mensalidades. A única exigência é o desejo de abandonar a bebida. Ninguém declara endereço ou profissão, classe social ou poder econômico, ideologia política ou crença religiosa.

As reuniões de A.A funcionam através do compartilhamento de situações e vivências das experiências passadas de sua época de adicção ativa, assim como da vivência da recuperação. As reuniões não apresentam nenhum tipo de empecilho para que alguém participe. Exceto que reconheça seu problema com o álcool.

AA é uma Irmandade que reúne portadores de alcoolismo, uma doença incurável. Sua proposta é ajudar o dependente de álcool a parar de beber, o único requisito para frequentar os grupos é o desejo sincero de interromper o consumo da bebida alcoólica. Foi criado em 1935, visando à abstinência total do álcool.

Quanto tempo dura uma reunião do AA? O tempo médio de duração de uma reunião é de 1h a 1h30min.

No Brasil A.A. começou a funcionar em setembro de 1947, no Rio de Janeiro. Hoje existem 5.081 grupos espalhados pelo Brasil, oferecendo 11.642 reuniões por semana.

Contudo, existem casos em que os familiares tentam internar a pessoa que se viciou. Em ambas as situações surgem à mesma dúvida: quanto custa uma clínica de reabilitação? O preço cobrado por uma clínica está na faixa dos R$ 8.400,00 à vista.

Se o alcoolismo é um transtorno de ordem mental, o psiquiatra é o especialista indicado para tratar essa condição.

Com efeito, o anonimato opera como um mecanismo simbólico fundamental no processo saúde-doença vivenciado dentro de A.A., ligando-se diretamente à fabricação da identidade do "doente alcoólico em recuperação" e, por essa via, à reconstrução subjetiva dos membros da irmandade.

Leitores, muitos fazem confusão com as palavras ALCOÓLATRA e ALCOÓLICO. A primeira significa “quem adora álcool” ou “a pessoa que é viciada em bebida alcoólica”. A segunda remete a algo “relativo ao álcool ou o que contém álcool”. Entretanto, os melhores dicionários consideram os dois vocábulos sinônimos.

Os Alcoólicos Anónimos ou Alcoólicos Anônimos (AA) são uma comunidade com carácter voluntário de pessoas que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.

Aprenda como fazer uma reunião produtiva em 5 passos

  • O assunto deve ser previamente definido. Ter um assunto bem definido significa trazer foco para a discussão. ...
  • A equipe deve estar preparada. ...
  • O tempo da reunião deve ser estabelecido. ...
  • Escolha bem os participantes. ...
  • Fique longe de muitos detalhes.

Desde 23 de março de 2020, o site de A.A. oferece diariamente reuniões virtuais, que tiveram até o momento mais de 21.000 participações individuais.

  1. Descubra o quanto você realmente bebe. ...
  2. Pense sobre o porquê você bebe. ...
  3. Considere qual caminho você irá seguir. ...
  4. Converse sobre o que você está passando. ...
  5. Atente-se ao ambiente ao seu redor. ...
  6. Faça mudanças em sua rotina. ...
  7. Considere parar de fumar. ...
  8. Procure por atendimento médico especializado.

As chamadas “reuniões de recuperação” podem ser de dois tipos : “fechadas”, compostas apenas por aqueles que se consideram “doentes alcoólicos”, e “abertas”, destinadas a todos aqueles que desejam conhecer a irmandade.

Alcoólicos Anónimos teve o seu início em 1935 em Akron, Ohio, como resultado do encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Nova Iorque, com o Dr. Bob S., médico cirurgião. Eram ambos alcoólicos considerados irrecuperáveis.

Os especialistas recomendam que as empresas marquem reuniões para momentos do dia em que as pessoas estão mais dispostas e preparadas para contribuir. Por exemplo, se você tem o ritmo circadiano noturno, o ideal é que uma reunião de trabalho seja marcada às 18 horas, e não às 8 horas da manhã.

Estima-se que hoje cerca de 800 mil brasileiros participem de reuniões do A. A. No Rio, há uns 450 grupos. Tudo começou em 5 de setembro de 1947, por iniciativa de americanos que estavam no Rio a trabalho. Eram membros do A.A. nos EUA, onde o serviço foi criado, em 1935.

Você já se perguntou qual o tempo certo de duração de uma palestra ou reunião? Enquanto não há nenhuma “regra” que regula isso, décadas de evidências sustentam a regra dos 18 minutos.