Quem pode parcelar a conta de luz?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O parcelamento pode ser realizado de duas a 24 vezes pelo cartão de crédito, nas bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. Além do pagamento por meio do PIX e do Auxílio Brasil, também é possível quitar as suas faturas pelo internet banking, débito automático e correspondentes bancários credenciados.

Conta de luz atrasada? Enel permite renegociação de dívidas e parcelamento em até 12 vezes | Exame.

Sim, a maioria das empresas de energia elétrica já fazem o parcelamento de contas de luz atrasadas.

A resposta pode variar de acordo com a legislação local e com as políticas da concessionária de energia elétrica. No geral, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que o consumidor pode ter o fornecimento de energia elétrica interrompido após 90 dias de atraso no pagamento.

Clientes cadastrados com o benefício de baixa renda: Condições de parcelamento de 10% entrada e parcelamento em até 36 vezes com isenção total de juros e correção monetária.

No site da distribuidora (www.neoenergiabrasilia.com.br), dentro do menu “Atendimento" e, em seguida, “Negociação de dívidas", os clientes têm acesso a diversas possibilidades para ficar em dia com a concessionária. Uma delas é por meio do Auxílio Brasil.

Como negociar
Se preferir, também é possível negociar os débitos diretamente pelo site www.energisa.com.br. Basta acessar a Agência Virtual, realizar o cadastro e selecionar a opção 'Negociar Dívida'.

Qual o cálculo para dividir a conta luz por cabeça? Essa divisão consiste em somar o valor total da conta e dividir pelo número de moradores. Dessa forma, cada pessoa paga um valor igual. Por exemplo, se a conta de luz do mês foi de R$ 300 e moram três pessoas na casa, cada uma deve pagar R$ 100.

Em geral, quem tem direito ao desconto na conta de luz são as pessoas que atendem aos requisitos de renda mínima, são portadoras de deficiência ou necessidade especial ou têm um gasto mensal dentro das faixas de consumo de energia predefinidas para obter o benefício.

Ao constatar atraso no pagamento da fatura, a empresa distribuidora pode cortar a energia, desde que haja uma notificação por escrito de no mínimo 15 dias. 18h, em dias úteis, sendo vedada às sextas-feiras e em vésperas de feriado.

O parcelamento pode ser solicitado pela Agência Virtual, pelo App Enel para IOS e Android, por meio do WhatsApp Elena (21 99601-9608) – na opção 9 (outros) ou em nossas lojas de atendimento.

Cada pessoa pode ter até duas contas individuais.

Sancionada em junho de 2020, a Lei Federal nº 14.015/2020 determina que os consumidores deverão ser previamente notificados da data de desligamento de serviços públicos essenciais, como água, gás e energia elétrica.

Quem não pode ter a luz cortada? Segundo a Aneel, 12 milhões de famílias estão sendo beneficiadas. A medida vale para quem está inscrito no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.

O Projeto de Lei 669/19 proíbe a cobrança de taxa de religação de serviços públicos, como água e energia elétrica, e obriga o restabelecimento no prazo máximo de 12 horas, contado a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.

Quem preferir, pode negociar em até 21 parcelas sem juros no cartão de crédito, sem precisar sair de casa. Basta acessar o site enel.com.br. Podem parcelar em até 6 vezes (entrada + 5 parcelas) com desconto de até 30% sobre o débito total (após atualização de IPCA e Juros Mora).