Quem pode montar um consultório de Psicopedagogia?

Perguntado por: arebelo6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Por isso, ao pensar em abrir uma clínica psicopedagógica, o profissional deverá contar em seu quadro de apoios profissionais como: pediatras, fonoaudiólogos, Psicólogos e Neuropediatras. Assim, é possível atender com excelência os diversos pacientes com seus mais variados quadros clínicos.

Não, psicopedagogo não pode ser MEI. Para exercer a função legalmente, o profissional precisa de formação e registro em conselho de classe, o que torna a psicopedagogia uma profissão regulamentada.

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Após acessar o WWW.CFEP.ORG.BR/CADASTRO, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.

Quanto custa uma consulta de psicopedagogia? Os psicopedagogos profissionais costumam fixar seus preços entre R$ 40 a R$ 80/sessão, porém, também podem avaliar por pessoa dependendo do tipo de consulta.

Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25.

“Quais dados devem constar no meu carimbo profissional enquanto Psicopedagogo e (ou) Neuropsicopedagogo”? O carimbo profissional deve conter tais dados (nome e sobrenome, profissão e CBO). Caso o profissional seja um associado ou faça parte do sindicato ou associação é indicado que se coloque o número que o representa.

Além disso, o rol da ANS, constante da Resolução Normativa nº 387/2015, prevê que a psicopedagogia deve ser coberta pelos planos de saúde com atendimento psicológico.

CNAE: 8550-3/02.

O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos. O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais.

Seguir os seguintes passos: 1º Passo: Identificar a categoria em que você deve se associar, lendo com atenção o item Categorias de associados. 2º Passo: Preencher e assinar o Requerimento para Admissão de Associado. 3º Passo: Preencher a Ficha de Cadastro de Associado, anexando a documentação exigida e enviar.

O pedagogo poderá exercer a função de psicopedagogo clínico e institucional, porém, a emissão de laudos e a responsabilidade diante da aplicação de testes são somente do profissional responsável.

O psicopedagogo poderá selecionar outros materiais sempre que julgar necessário. Não existe um padrão.
...
Testes de competências específicas

  • Teste de compreensão do texto.
  • Teste de compreensão oral.
  • Teste de sondagem da escrita.
  • Cálculo.

Pós-graduação | Psicopedagogia
Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins podem realizar o curso, que possui duração média de 18 meses. Esse período, no entanto, pode variar a depender da proposta da especialização e das diretrizes de cada instituição.