Quem pode matricular um menor na escola?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

O Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) estabelece em seu artigo 55 que "os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino".

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a idade de matrícula na pré-escola e no ensino fundamental, autorizando o ingresso de crianças com menos de 4 e 6 anos, respectivamente.

Para efetuar a inscrição é necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), o e-mail do responsável, o comprovante de residência, o histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado.

Eu, ______________________________________, na condição de responsável legal pelo(a) aluno(a) __________________________________________, matriculado na(o) __________ série/período, da professora ___________________________________, autorizo a sua saída no horário de encerramento de aula.

Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário. Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome.

Online - por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital - SED ou no aplicativo “Minha Escola SP”. Lembrando que a matrícula por meio do acesso à plataforma SED e ao aplicativo “Minha Escola SP” é apenas para os estudantes da Rede Estadual; Pessoalmente - na Secretaria da Escola.

Compareça diretamente na escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável (clique aqui), e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – ...

Como fazer matrícula online 2023 SP?

  1. Acessar o portal oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, clique aqui;
  2. sed.educacao.sp.gov.br. Em seguida, selecione o ano letivo no qual irá ingressar; Feito isso, informe o seu nome e melhor e-mail; Agora, clique em “Finalizar”.

No tocante à educação infantil, o CNE definiu que a criança deverá ter 4 (quatro) anos de idade até 31 de março do ano que ocorresse a matrícula. Caso completem essa idade mínima após a referida data, elas deverão ser matriculadas em creche.

A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18. O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.

Prazo da matrícula escolar SP 2024
O calendário do ano letivo de 2024 ainda não foi divulgado, mas normalmente, as inscrições acontecem de julho a agosto, os resultados são divulgados em novembro e a efetivação da matrícula na escola em dezembro (do ano anterior do ano letivo de interesse).

A Chamada Pública Escolar também prevê o período para as rematrículas, entre os dias 7 e 27 de novembro, e para as transferências, que podem ser feitas entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2023.

Para solicitar a autorização, é necessário apresentar documento de identificação da criança – certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade – e dos pais ou responsáveis – carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei.

Eu, abaixo qualificado, na qualidade de ____________________(pai, mãe ou responsável legal) do menor__________________________________________________________________________________, carteira de identidade______________________, Órgão expedidor____________________, nascido aos_______de_________________ do ano ...

Depende do que foi fixado pelo juiz ou do que foi acordado entre as partes. Em regra, o que se define é que quem vai conviver com a criança, a busca e a entrega em determinado local, seja na residência na qual ela estava, seja na escola.

Basicamente, escreve-se esse tipo de documento para autorizar alguém a fazer alguma coisa ou usar algo que pertence a você. Diferentemente de uma simples carta de permissão, a carta de autorização tem significado legal e deve ser tratada como um documento formal, normalmente com reconhecimento de firma em cartório.