Quem pode homologar?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

43, inc. VI da Lei 8.666/93, é competente para homologar o procedimento e adjudicar o objeto da licitação ao vencedor do certame. A homologação consiste na aprovação do procedimento: a autoridade competente (indicada na lei ou regulamento) examinará todos os atos do procedimento, verificando sua legalidade e mérito.

Nas modalidades tradicionais (Concorrência, Tomada de Preços e Convite), tanto a homologação quanto a adjudicação são atos feitos pela autoridade competente, conforme art. 43, inc. VI da Lei 8.666/93.

Pessoa a quem se atribui, por concurso público, a execução de obras por conta da administração pública ou a quem se concede o direito exclusivo de exploração.» Existe também adjudicatório, «que atribui legalmente a posse de uma coisa», aplicando-se a acto, sentença, julgamento, acórdão.

Todo empregado que é demitido ou pede demissão de uma empresa na qual trabalhou por mais de um ano precisa fazer a rescisão do contrato de trabalho, também chamada de homologação, na presença de um representante do sindicato da categoria ou do Ministério do Trabalho.

O que é homologação? Em um contexto geral, homologação (o ato de homologar), tem a ver com a comprovação de um ato oficial. O termo é relacionado à área jurídica e usa-se, por exemplo, em auditorias para aprovar ou confirmar a validação de erros identificados no processo.

A homologação do concurso público é o momento em que a administração pública confirma todas as etapas anteriores do certame. Com isso, é autorizada a nomeação dos aprovados. Essa homologação é publicada no Diário Oficial, seja federal, estadual ou municipal, de acordo com cada concurso.

Homologar é confirmar, legitimar ou aprovar por uma autoridade judicial ou administrativa, certos atos particulares, a fim de que produzam o efeito jurídico que lhes são próprios. Homologar é admitir oficialmente alguma coisa. Homologar é um verbo transitivo, que se conjuga da mesma forma que o verbo largar.

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

Não havendo a interposição de recurso, a Lei do Pregão estabelece que a adjudicação do objeto ao vencedor da licitação incumbirá ao pregoeiro, e a homologação será feita pela autoridade competente.

HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO • Acessar: Serviços do Governo > Pregão > Pregão Eletrônico > Homologação. É um procedimento do ordenador de despesas (autoridade competente) que equivale à decisão final e/ou à ratificação dos atos do pregoeiro. Passos: • Comprasnet.gov. br > SIASG > Produção; • Informar CPF e senha.

Autoridade superior: é a pessoa acima do presidente da comissão de licitação. É o responsável pelo órgão público que realizou a licitação, como o prefeito, secretario estadual ou presidente de um órgão ou instituição.

Prazo para adjudicar
Não se estabeleceu prazo certo para o requerimento da adjudicação. Como só se pode adjudicar com observância do preço mínimo da avaliação, sendo claro após de concluída tal exigência.

O direito à adjudicação pode ser exercido por algumas pessoas, conforme abaixo mencionadas: o próprio credor. outros credores concorrentes, que também tenham penhorado o mesmo bem. o (a) cônjuge do executado (devedor)

A homologação de rescisão de contrato de trabalhadores será feita via Internet. O Ministério do Trabalho lançou recentemente o sistema HomologNet, que faz os cálculos de todos os valores dos direitos trabalhistas, com segurança ao empregado e ao empregador.