Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quem pode antecipar recebíveis? Empresas de todos os setores podem realizar a antecipação de recebíveis diante da necessidade de movimentar o capital de giro e otimizar o fluxo de caixa, para que a companhia consiga se manter em dia com as suas obrigações.

Qual é a taxa cobrada? A taxa de juros para antecipação de recebíveis pode variar de 2% a 15% dependendo da instituição, do valor a antecipar e do prazo dos recebíveis negociados. Fatores como o perfil do negócio e segmento de mercado também podem influenciar na taxa cobrada.

Muitas empresas não antecipam seus recebimentos, pois acreditam que isso pode causar problemas ou que é a mesma coisa que um empréstimo. Lembre-se: no empréstimo você pega um dinheiro que não é seu. Mas, na antecipação de recebíveis, você recebe um dinheiro que é seu, mas que você receberia somente no futuro.

Normalmente originados de vendas parceladas, os recebíveis também abrangem títulos de crédito, como carnês, cheques pré-datados, duplicatas, notas promissórias e vendas no crédito. Esse tipo de ativo pode ser antecipado por empresas que passam por momentos de imprevisto ou reestruturação.

Os CRIs só podem ser emitidos por companhias securitizadoras de créditos imobiliários, as quais NÃO fazem o papel de devedoras na operação. O ativo deverá ser registrado em sistema de registro e de liquidação financeira de ativos autorizados a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

O registro de recebíveis é o envio, feito por credenciadoras e subcredenciadoras, das agendas de unidades de recebíveis de sua carteira de clientes para uma das registradoras autorizadas pelo Bacen — a B3, a CIP, a TAG e a Cerc.

O que é? As registradoras são entidades autorizadas a operar pelo Banco Central. Elas são responsáveis por registrar todos os valores das vendas feitas por cartão de débito e crédito, sejam transações feitas pela maquininha ou online. As vendas feitas com vouchers e Pix não são consideradas na registradora.

“Art. 18. As instituições financeiras somente poderão funcionar no País me- diante prévia autorização do Banco Central do Brasil ou decreto do Poder Executi- vo, quando forem estrangeiras.

Com o adiantamento de recebíveis, a sua empresa está apenas recebendo pagamentos que já pertencem a ela antes do prazo. A partir dessa prática, é possível preservar a saúde financeira de seu negócio, uma vez que não há pagamento de juros ou taxas referentes a empréstimos.

[Brasil] [ Economia ] Activo financeiro baseado em valores a receber futuramente, geralmente resultantes de vendas a prazo (ex.: recebíveis imobiliários; securitização de recebíveis). Origem etimológica:receber + -ível.

Como fica claro pela tabela acima, as maquininhas de cartão com a taxa mais barata para parcelamento antecipado são as do PagSeguro Multi para saldo na hora. E isso seja qual for a bandeira do cartão.

Faça login em sua conta através do site; Clique em Vendas, no menu lateral esquerdo, e depois em Antecipação de recebíveis; Escolha entre as opções de antecipar o valor total disponível ou selecionar dias. No caso da segunda opção, escolha a quantidade de dias pelos quais deseja receber.

Na antecipação automática, você escolhe se quer receber todo dia ou em dias específicos da semana ou do mês. É uma solução prática, fácil e sem burocracia pra você continuar focando na única coisa que importa: o seu negócio. Antecipação automática diária: receba suas vendas de crédito sempre no próximo dia útil.

Dicas de como convencer os clientes a pagar antecipadamente:
Explique imediatamente sua forma de trabalho e avise o cliente sobre quando será necessário efetuar o pagamento. – Trabalhe em sua imagem e se posicione como um especialista. Isso aumentará o crédito de confiança e profissionalismo.

Enquanto o débito permanece o mesmo, a tarifa no crédito à vista passa de 3,19% para 3,99% ou 4,99%, dependendo da antecipação. O crédito parcelado depende do número de mensalidades, mas o valor total também possui desconto de 4,59% ou 5,59%.

O que são fundos de recebíveis? Fundos de recebíveis são uma modalidade de fundo de investimento que possui lastro no setor imobiliário. Isto é, grande parte dos recursos obtidos são investidos em títulos de renda fixa como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

O que é Intermediários Financeiros
Intermediários Financeiros é todo o agente que atua na mediação de transações financeiras, esses agentes facilitam a transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários.

Também chamados de “ contas a receber ” e de “ direitos creditórios “, os recebíveis são ativos financeiros que constituem o caixa de uma empresa, mas que ainda não foram recebidos . Normalmente originados de vendas parceladas, os recebíveis também abrangem títulos de crédito, como carnês, cheques ...

Quem pode emitir a LCI
Uma LCI poderá ser emitida por instituições financeiras, o que, geralmente, é sinônimo de banco. Normalmente, em sua corretora, você terá acesso a LCIs de diferentes emissores.

Pode investir em Certificado de Recebíveis Imobiliário CRI? Sim, qualquer investidor pode comprar CRI. A aquisição pode ser direta por meio de uma oferta pública ou no mercado secundário. Ainda existe a opção de adquirir cotas de fundos imobiliários que investem em papéis, como o CRI.