Quem pode Extubar o paciente?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Deve o médico extubar o seu paciente, pois esse ato pode gerar complicações e exigir tratamento medicamentoso ou re-entubação imediata.

No âmbito da equipe de Enfermagem, o enfermeiro é responsável pela montagem, testagem e instalação de aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em pacientes adultos, pediátricos e neonatos.

O que é Extubado:
Paciente que foi retirado do tubo (de oxigênio); paciente que estava entubado e não está mais.

A extubação bem sucedida acontece quando ocorre o uso adequado de índices preditivos que possam avaliar de forma objetiva e com maior fidedignidade o momento certo para a sua realização (JOSE et al., 2001; DANAGA et al., 2009), e, por conseguinte, reduzir os riscos de insucessos inerentes a tal procedimento.

Para cuidados de enfermagem com paciente em ventilação mecânica e que será extubado, é preciso higienização das mãos, higiene bucal com antisséptico, aspiração da cavidade oral e traqueal precedida por ausculta pulmonar, verificação do posicionamento da sonda gástrica e jejum pré- extubação, elevação da cabeceira do ...

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.

Definições. O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea, nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. Extubação é a retirada da via aérea artificial. No caso de pacientes traqueostomizados, utiliza-se o termo decanulação.

A intubação é o passo inicial para o tratamento com a ventilação, seja ela mecânica ou manual. Esse procedimento, é caracterizado pela inserção do tubo traqueal, para que facilite a passagem do ar pelo sistema respiratório superior do seu paciente.

Nesta fase, o fisioterapeuta tem uma importante participação, auxiliando na condução da ventilação mecânica, desde o preparo e ajuste do ventilador artificial à intubação, evolução do paciente durante a ventilação mecânica, interrupção e desmame do suporte ventilatório e extubação.

A enfermagem, como integrante da equipe multidisciplinar, participa ativamente nas ações que envolvem o suporte a pacientes em ventilação mecânica, onde o profissional enfermeiro exerce papel primordial na instalação, ajuste e teste do ventilador antes de iniciar a terapêutica do paciente, assim como, nas conexões do ...

Resumo. A falha de extubação é definida quando o paciente não suporta ficar sem a ventilação mecânica antes de completar 48 horas, sendo possíveis causas o rebaixamento do nível de consciência, a falência da musculatura respiratória, ou alterações hemodinâmicas.

A extubação é um procedimento gerador de aerossol, comumente associada à tosse, o que requer proximidade do médico com o paciente. Os parâmetros para avaliar a adequação para extubação após anestesia geral são bem descritos.

Como os músculos entram em um estado profundo de relaxamento, o paciente não conseguiria mais impedir que a saliva entrasse nas vias aéreas. Por isso, a anestesia geral requer intubação e ventilação mecânica, que são feitas pelo anestesista.

Ação de remover o tubo ou a cânula a um doente intubado.

Dentre os preditores de falha de extubação descritos neste estudo estão: preditores epidemiológicos, neurológicos, ventilatórios e o impacto da falha de extubação.

A extubação precoce é aquela realizada idealmente de seis a oito horas, após admissão nas unidades de terapia intensiva. O tempo estipulado para a extubação precoce pode variar de seis a 12 horas.

Uma vez bem sucedido o teste de respiração espontânea, outros fatores deverão ser considerados antes de se proceder à extubação, tais como o nível de consciência, o grau de colaboração do paciente e sua capacidade de eliminar secreções respiratórias (18).