Quem pode entrar no PCC?

Perguntado por: lgomes2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para ingressar no PCC, a facção exige envolvimento anterior com o mundo do crime e a indicação de um “padrinho” integrante da organização que se responsabiliza pelas condutas do “afilhado”.

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) possui um código de conduta com 45 regras, impostas às regiões que controla no Estado de São Paulo. Os moradores dessas áreas são obrigados a seguirem à risca as normas.

Com o tráfico de drogas como sua principal fonte de lucro, o PCC (Primeiro Comando da Capital) proíbe o uso abusivo de entorpecentes e o consumo das chamadas 'drogas proibidas' entre os 'irmãos' -- como a facção refere-se aos seus integrantes.

Ao ser "batizado", o novo participante tem como padrinho três "irmãos" e ele só pode se tornar padrinho após 120 dias do seu batismo. Todos os participantes precisam seguir a risca o estatuto do PCC, para se manter na organização. Entre as regras do estatuto, há um item que recebe destaque.

Comando Vermelho

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Marcos Willians herbas Camacho

Marcos Willians herbas Camacho é. considerado um bandido perigoso e é o líder máximo. do PCC Primeiro Comando da Capital.

Custódia de Taubaté, prisão localizada na região do Vale do Paraíba, conhecida pelos maus- tratos aos presos e, não por acaso, o berço do PCC. nome da organização e o seu lema “paz, justiça e liberdade”.

O PCC também é identificado pelos números 15.3.3, pelo fato de a letra "p" ser a 15ª letra do alfabeto português na época e a letra "c", a terceira.

O que é o PCC
A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder. Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Seguindo as regras duras da facção, jovens ganham respeito dos mais experientes e podem virar "irmãos" aos 18 anos, idade mínima para ingressar na facção. "Entrar no PCC depende da sua caminhada", diz Jeferson, da zona leste, que passou 3 dos seus 18 anos na Febem.

A decisão coloca ponto final nos hospitais de custódia, incluindo o de Taubaté, berço do nascimento do PCC em 31 de agosto de 1993. Na época, o local acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades.

Dentro do "comado", é possível "tirar a camisa ou rasgar a peita" (pedir para ser desligado da organização se comprometendo a não prejudicar o grupo). Mas se houver falha, esse integrante será submetido ao "tribunal do crime" (julgamento feito por próprios membros do PCC).

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.
É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O que significa tudo 2 no mundo do crime? No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara.

A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Bala na Cara, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam dele. Tá tudo 3 (tudo tranquilo).