Quem pode emitir CIE?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

De acordo com a lei, DCE's e CA's também podem emitir a CIE.

UNE - União Nacional dos Estudantes - União Nacional dos Estudantes.

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

Os estudantes que querem verificar se estão registrados no sistema devem acessar o site idestudantil.mec.gov.br. A plataforma também tem informações sobre o programa, com conteúdos em vídeos, um "perguntas e respostas", além de um "emitômetro", espécie de contador de carteiras emitidas diariamente.

ID Estudantil é gratuita A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

A solicitação do Bilhete Único de Estudante para 2021 está disponível no site estudante.sptrans.com.br. Se você deseja receber o Bilhete Único de Estudante na sua residência, ou em outro endereço de sua preferência, acesse: sptrans.dne.com.br.

A partir de janeiro de 2020 a Carteira de Identificação Estudantil tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada. Ao pedir a Carteira de Estudante 2020, sua validade é até março de 2021.

O CIE é o documento que comprova a situação de estudante, regulamentando a matrícula do estudante em nível de educação, possuindo modelo único e padronizado, com as necessárias medidas de segurança a seguir.

As cotas de gratuidade e meia-tarifa são disponibilizadas para estudantes de cursos inteiramente presenciais ou EAD FLEX, de forma fracionada e de acordo com o período das aulas presenciais, que são liberadas após a Unidade de Ensino enviar a matrícula à SPTrans com as informações.

Tem direito à meia-entrada: estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, graduandos, mestrandos, doutorandos e, ainda, estudantes de especializações. Com a finalidade de que essa categoria possa utilizar o benefício, é necessário ter a Carteira de Identificação Estudantil (CIE).

01 (um) documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte (certidão de nascimento pode ser validada se o estudante for menor de 13 anos); 01 (um) comprovante de matrícula no ano vigente: declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade de 2023.

O aluno matriculado regularmente em uma escola ou faculdade – dos níveis básico, médio e superior de ensino – tanto do presencial, quanto do EAD, tem direito a carteirinha de estudante para garantir sua meia-entrada.

Os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. O próximo passo é aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo. Depois disso, os estudantes deverão acessar “Minha ID Estudantil” para, então, obter o documento em formato digital.

Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino:Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

O que levar: Carteira de identidade ou documento com foto válido. Estudantes - Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15.

A Lei Federal da Meia Entrada nº 12933/2013, garante que estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos tenham direito a meia entrada. E para garantir o direito e meia é necessário solicitar uma carteirinha de estudante original com foto, fornecida pelo DNE.

Qual a validade da carteira de estudante? A validade de sua carteira de estudante vai até o dia 31 de março do ano posterior ao da emissão. Seguindo o 6º parágrafo do artigo 1º da Lei nº 12.933/2013. Melhor dizendo, quando você solicitar e receber sua carteira de rstudante, ela valerá até 31/03/2023.

A renda mensal da família do jovem deve ser de até dois salários mínimos ( (R$1996,00); Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal; Ter as informações cadastrais atualizadas nos últimos 24 meses; Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social.

O Documento do Estudante possui um custo de confecção de R$ 40,00 mais o valor correspondente ao frete. E seu pagamento pode ser feito por Pix, Cartão de crédito ou Boleto Bancário.