Quem pode diagnosticar superdotação?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Um profissional indicado nesses casos é o neuropsicólogo. Ele irá aplicar testes e terá capacidade de analisá-los com maior precisão. Boa sorte! Procure um psicólogo para realizar uma bateria de testes psicométricos específicos para avaliar o QI.

A avaliação psicológica das altas habilidades precisa levar em conta vários aspectos cognitivos, emocionais e a criatividade. O resultado apenas intelectual (QI) está ultrapassado. Não foi encontrada na literatura um termo unânime entre os autores, portanto neste estudo o termo escolhido foi altas habilidades.

Preço: R$ 326,00. A TIAH/S é um instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Para o aluno superdotado, recomenda-se a permanência no ensino comum, com apoio especializado, ou seja, o aluno freqüentará a sala de aula, onde deverá receber atendimento diferenciado através de estratégias de enriquecimento curricular e freqüentar, em contraturno, um serviço de apoio especializado que promova ...

Superdotação não é transtorno, doença ou síndrome; portanto não há diagnóstico, CID ou laudo.

Como identificar a Superdotação
Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar AH/SD de crianças apenas talentosas, prodígios ou de genialidade. Auxiliam o diagnóstico diferencial entre outras síndromes comportamentais, como a Síndrome de Asperger e TDAH.

No processo de identificação do aluno com AH/SD devem participar os professores, pais e profissionais de áreas especializadas. Os psicólogos podem contribuir com a aplicação de testes padronizados, para uma verificação da produção cognitiva do aluno.

A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.

O processo diagnóstico do aluno com suspeita de altas habilidades é efetivado através da observação da aprendizagem, como as necessidades educacionais comuns ou específicas que o aluno manifesta no decorrer do processo.

Mas claro que essa condição, pode sim, vir acompanhada do transtorno, por esta razão, é bom realizar um diagnóstico diferencial cuidadoso. Podem existir pessoas com TDAH e que sejam também superdotadas... para ter estas informações, é importante uma avaliação Neuropsicológica completa.

Especialistas recomendam que os superdotados sejam diagnosticados ainda na primeira infância. O teste SonR (Teste Não Verbal de Inteligência) pode ser aplicado aos 2 anos e 6 meses. O Wisc (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), mais completo, é indicado acima de 6 anos.

Ao preparar o relatório médico de paciente, é importante seguir as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determina que o laudo médico só pode ser assinado por profissionais especialistas na área do exame. Ou seja, um ecocardiograma, por exemplo, deve ser laudado por um médico cardiologista.

De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, Intrapessoal e naturalista”, acrescentou.