Quem pode desbloquear o IMEI do celular?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em resposta ao Tecnoblog, a Anatel afirma que somente quem solicitou o bloqueio do IMEI de um aparelho pode solicitar o desbloqueio. A agência esclarece que o processo de desbloqueio deve ser feito diretamente com a operadora de celular ou a entidade que realizou o bloqueio do IMEI — como uma unidade de polícia civil.

Agora necessário aguardar o prazo de até 72 horas.

O número IMEI faz parte da programação do seu dispositivo. Por isso, alterar o número IMEI pode danificar seriamente o seu dispositivo. Legalmente, você estará a abdicar de ser o(a) proprietário(a) do seu dispositivo móvel.

O 'desbloqueador de IMEI', que custa cerca de US$350 (~R$1150), é capaz de apagar por completo a identificação dos portáteis registrados no Cime (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), enganando o sistema e devolvendo acesso à internet e chamadas e voz.

Vale à pena destacar que o bloqueio do número IMEI apenas impede o aparelho de realizar ligação e acessar dados móveis; então, se o telefone foi roubado, o bloqueio do número não impede o criminoso de acessar os seus dados pessoais e arquivos.

O bloqueio do IMEI do celular é uma ferramenta colocada à disposição do consumidor para, em casos de perda, furto ou roubo do aparelho, inutilizar o mesmo. Mas, esse tipo de bloqueio, somente pode ocorrer por solicitação do proprietário do aparelho e não unilateralmente por uma Operadora.

Se o seu aparelho for um iPhone, o aplicativo nativo para rastrear celular pelo IMEI é o “Buscar meu iPhone”. Tenha certeza que ele está ativo, acessando “Ajustes”, encontre seu nome e clique, encontre a opção “iPhone” e depois “Buscar Dispositivo”. Certifique-se de que está escrito ”Ativado”.

O bloqueio acontece da seguinte forma: a Anatel envia um SMS informando sobre a desconexão para quem tentar fazer uma ligação ou usar os dados móveis de um celular pirata. A interrupção acontece em até 75 dias. No entanto, o usuário ainda recebe mais três mensagens avisando sobre o bloqueio.

Como debloquear celular usando outro celular

  1. Acesse o aplicativo “Localizar meu dispositivo”.
  2. Faça seu login.
  3. Aguarde o mapa abrir e mostrar a localização do seu dispositivo.
  4. Selecione a opção “Bloquear o aparelho”, localizada no menu do canto esquerdo.
  5. Crie uma senha temporária.

Se você tem dois números IMEI, o IMEI 1 geralmente estará pareado com o primeiro chip configurado no smartphone. Para confirmar, fale com sua operadora de celular. Se você tem um smartphone Pixel 3a ou mais recente, é possível usar dois chips: um físico e um eSIM.

O número do IMEI aparecerá junto aos números de telefone, modelo e série do aparelho. É importante lembrar que celulares que possuem dois chips têm dois IMEI diferentes. Por isso, não esqueça de anotar ambos.

Sendo assim, ter a informação sobre o seu IMEI é muito importante para bloquear o aparelho e não permitir mais a conexão com a internet e o recebimento de ligações, por exemplo. Você pode literalmente inutilizar, por meio de um aplicativo ou com sua operadora, o smartphone depois de um furto.

Para efetuar o desbloqueio, o MEI precisa acessar a página da SET na internet, no endereço www.set.rn.gov.br e clicar no banner Unidade Virtual de Tributação (UVT) para criar o login de usuário e senha. O site indica o passo a passo para o primeiro acesso. São necessários alguns dados, como o número do CNPJ.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

  1. procurar na caixa do celular;
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou.
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Passo 3. Depois que você digitar o código, o número do IMEI será apresentado automaticamente na tela.

Como rastrear celular Android pelo Encontre Meu Dispositivo

  1. Baixe o aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Android) ou acesse myaccount.google.com/find-your-phone no navegador;
  2. Faça login com a conta do Google;
  3. Selecione o dispositivo;
  4. A página exibe a última localização registrada e o nível de bateria do celular.

O Portal do Empreendedor também oferece a opção de consulta do cadastro de um MEI. Caso ele já tenha o CNPJ cancelado, também é possível verificar essa situação na aba “Consulta de CNPJ Cancelados”.

Infelizmente, não existe um local onde possa verificar tal informação. No entanto, perceberá que suas mensagens não serão entregues caso isto ocorra. Mas não é possível ter a certeza de que você foi bloqueada, ou se a conta do destinatário tem algum outro problema que evite o recebimento de mensagens.