Quem pode dar ponto no hospital?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem podem realizar a retirada de pontos, mediante prescrição/solicitação médica, após avaliação do Enfermeiro e sob sua supervisão.

Atualmente, de acordo com a Resolução Cofen 278/2003, esse procedimento é proibido: É vedado ao Profissional de Enfermagem a realização de suturas.

O procedimento pode ser realizado à qualquer pessoa que necessite de retirada de pontos cirúrgicos com orientação médica.

– A delegação de realização dos curativos deverá ser realizada pelo Enfermeiro, após avaliação do paciente e da lesão, levando em consideração a gravidade do paciente e a complexidade da lesão.

Executar ações assistenciais de enfermagem, sob supervisão, observando e registrando sinais e sintomas apresentados pelo doente, fazendo curativos, ministrando medicamentos e outros.

O Cofen abriu consulta pública sobre a resolução que regulamenta a realização de sutura simples pelo enfermeiro e veda o auxílio cirúrgico realizado por profissionais de Enfermagem.

Você deve ter a Graduação de Enfermagem e registro regular no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do seu estado. Segundo a mesma lei, para exercer a profissão de Técnico em Enfermagem, você precisa ter o Diploma de Técnico em Enfermagem e registro regular no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do seu estado.

Comorbidades como diabetes, doença arterial periférica e feridas crônicas prejudicam a formação de tecido de granulação. Por isso, esses pacientes não devem ser suturados com mais de 6 horas em extremidades (menor perfusão), ou mesmo não serem suturados a depender do local.

Sendo a sutura, parte integrante do ato cirúrgico, a retirada de pontos se apresenta como resolução final deste procedimento, prescrita pelo profissional Médico. Diante do exposto e reiterando o que determina a Resolução COFEN 278/2003, informamos que não compete ao Enfermeiro realizar sutura.

Realizar consultas de enfermagem; prescrever ações de enfermagem; prestar assistência direta a pacientes graves; realizar procedimentos de maior complexidade; solicitar exames; acionar equipe multiprofissional de saúde; registrar observações, cuidados e procedimentos prestados; analisar a assistência prestada pela ...

O enfermeiro no centro cirúrgico ajuda a controlar e deixar tudo preparado para a cirurgia. Os profissionais também ajudam a garantir o correto uso dos equipamentos. Ou seja, ajudam a cumprir todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e alinhando com os princípios éticos da profissão.

O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose (aumento das fibras) exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

14 dias

Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Ao Técnico de Enfermagem compete a realização de curativos em lesões de grau 1/1 e 2/11, de grau 3/III apenas quando delegadas pelo enfermeiro. Ao Auxiliar de Enfermagem compete a realização de cuidados com as lesões de grau 1/I.

Entre as principais funções do técnico em enfermagem está o atendimento aos pacientes da unidade hospitalar, sendo ele um profissional imprescindível à assistência, prevenção de complicações e recuperação da pessoa necessitada, considerando sempre a segurança e a humanização.

Concluímos que o Técnico de Enfermagem pode ministrar o curso, desde que ele apresente habilidade e competência na área.

O Projeto de Lei 206/23 determina que a jornada de trabalho dos enfermeiros, dos técnicos e auxiliares de Enfermagem e das parteiras não excederá seis horas diárias e 30 horas semanais.

R$ 1.822,00

Hoje quem trabalha como Técnico de Enfermagem ganha em média um salário de R$ 1.822,00. E antes de se tornar Técnico de Enfermagem, 13% foi Auxiliar de Enfermagem e depois 3% se tornou Enfermeira.

Como fazer sutura

  1. pinças apropriadas, como a chamada “dente de rato”;
  2. tesoura para procedimentos cirúrgicos em geral;
  3. agulhas para sutura;
  4. campo cirúrgico (tecido com abertura que serve para expor somente a área a ser suturada);
  5. compressas de gaze;
  6. fios cirúrgicos com agulha circular.