Quem pode dar atestado de depressão?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Para a depressão em específico é necessário: laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento. atestado do psicólogo (se estiver passado por um)

A melhor forma de conseguir essa prova é através de um laudo médico. Então, através do seu plano de saúde ou por meio da rede publica é importante realizar uma consulta médica. Geralmente essa consulta ocorre com um médico psiquiátrico ou por um psicólogo.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

Podem emitir um atestado psicológico apenas Psicólogos com CRP (Conselho Regional de Psicologia) ativo. Obviamente, isso só deve ser feito depois de uma análise criteriosa que comprove o estado de saúde mental do paciente.

É importante comunicar o que é importante para você, não apenas o que está acontecendo com você. Também é necessário falar sobre sua saúde de forma mais detalhada: descrevendo os seus sintomas, o que você notou de diferente e a frequência desses problemas.

Para a depressão em específico é necessário: laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento. atestado do psicólogo (se estiver passado por um)

Em longo prazo, sem dúvidas, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário.

Então, durante o período do atestado médico ou enquanto o empregado estiver afastado pelo INSS, ele não poderá ser imediatamente demitido. De qualquer forma, a empresa não poderá demitir o empregado em razão da depressão, assim como não poderá demitir um empregado que desenvolveu depressão por causa do trabalho.

Além disso, deve informar ainda a medicação que foi prescrita, e finalmente a necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo. Se você estiver com alguma doença emocional, depressão, por exemplo, não vá a perícia muito bem arrumado(a) e ou perfumado(a).

Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.

CID F32 – Episódios depressivos é uma condição na qual o paciente experimenta “um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade”, de acordo com o DATASUS. A depender do número e da severidade dos sintomas, se apresenta forma leve, moderada ou grave.

O médico psiquiatra deve examinar o trabalhador e confeccionar um laudo observando se as causas da doença estão vinculadas ao relacionamento no trabalho”, revela.

Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que qualquer doença psicológica pode justificar o afastamento de funcionário. Para tal, é preciso que a condição incapacite a pessoa de exercer as suas funções laborais, conforme explica o artigo 59 da Lei 8.213, de 1991.

Não, o Psicólogo não é médico, por isso eles emitem atestados diferentes! O atestado médico é que deve ser aceito com finalidade de abonar faltas ao trabalho, conforme determina a Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949.

A depressão no trabalho pode se tornar uma incapacidade permanente ou temporária, que afeta a vida do profissional, e também o desempenho do seu trabalho. Sendo assim, quando um colaborador descobre que possui depressão, o mais sensato a se fazer é informar a empresa sobre a doença.

Por esse motivo, o requisito básico para pedir afastamento do trabalho por depressão é que o diagnóstico esteja diretamente associado ao ambiente de trabalho. Ou seja, casos em que o profissional já apresentava um quadro de depressão não garantem o direito de afastamento.

Para que o trabalhador diagnosticado com TAG assegure esse direito é preciso comprovar sua condição, através de laudos médicos, exames, atestados, entre outros. Também será necessário que a pessoa se submeta a uma perícia médica realizada pelo INSS.

Lembre-se sempre de falar quais são as suas dificuldades hoje para trabalhar. Ou seja, é necessário explicar ao perito que a sua capacidade de trabalho está comprometida com a enfermidade. Isto é importante porque o que dá direito a um benefício previdenciário é a incapacidade e, não, a doença.

O Laudo Psiquiátrico (ou Relatório Psiquiátrico) consiste em um documento médico emitido no ato da consulta psiquiátrica e baseado na avaliação do psiquiatra.

Será necessário passar por uma perícia médica do INSS. O INSS exige que o segurado cumpra uma carência, ou seja, uma contribuição de no mínimo 12 meses, para ter direito ao benefício. Estando você trabalhando de carteira assinada, será a empresa responsável em fazer a solicitação do auxílio ao INSS.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.